Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

30
Jan16

12 IDEIAS DE PEQUENO ALMOÇO



É a minha refeição favorita do dia e sem dúvida que uma coisa que eu adoro é procurar receitas e experimentar combinações novas, principalmente quando passo a vida no pinterest a reunir algumas das ideias mais deliciosas e originais para as minhas refeições. Hoje trago-vos 10 sugestões para pequenos-almoços saudáveis, variados e cheios de vitaminas e minerais que precisamos logo de manhã. 

Pelo menos uma fonte de proteínas, uma de hidratos de carbono e uma de gorduras "boas" são sem dúvida as três coisas obrigatórias que devemos incluir num bom pequeno-almoço e porquê? Porque são fundamentais para arrancarmos o nosso organismo e começarmos o dia. Vamos espreitar as 12 sugestões? 


#1 SMOOTHIE BOWL PÊSSEGO & FRUTOS VERMELHOS
Começar o dia sem fruta não é começar o dia como deve ser, mas isto sou eu que sou um pequeno monstrinho da fruta. Estas sugestões de pequeno almoço começam logo com duas das minhas opções favoritas: smoothie bowls! O primeiro combina iogurte com mirtilos, sementes de sésamo, muesli, pêssego e frutos vermelhos. É super simples de fazer, basta juntarem frutos vermelhos e um iogurte numa liquidificadora e triturarem tudo, depois como topping juntam uns quantos elementos mais crunchy como o muesli e as sementes que estão cheias de benefícios para a saúde, umas fatias de pêssego e mais uns quantos mirtilos por cima. Se gostarem do vosso smoothie mais denso, juntam meia banana na liquidificadora.  Simples, rápido e absolutamente delicioso!


#2 SMOOTHIE BOWL MORANGOS, CÔCO & GRANOLA
Agora uma versão com granola, morangos e côco! Esta é sem dúvida uma das opções que costumo fazer com alguma frequência, especialmente assim que a época dos morangos chega. Principalmente quando começam a ficar mais passados, nada como um smoothie bowl. A opção da meia banana pode ser válida aqui também se gostarem do smoothie mais denso, eu fico-me sempre pelo iogurte e a fruta, depois por cima mais uns quantos morangos cortados, uma colher de sopa de granola e côco ralado. Adoro esta combinação!




#3 PAPAYA BOATS
Agora no inverno sofro do síndrome "só há maçãs", ou seja, nada de pêssegos, de morangos, de alperces, cerejas... enfim! Tenho de me virar para algum lado e acabo por comprar alguns frutos tropicais como a papaia. Normalmente recheio meia papaia com um iogurte magro sem lactose, amêndoa laminada e sementes de chia. As combinações são imensas e o contraste com a papaia fica delicioso! Uma opção rápida para um pequeno-almoço e saudável!

#4 PANQUECAS DE BANANA
Chega o Domingo e o domingo ou é dia de brunch ou é dia de homemade pancakes! A sugestão já tinha sido partilhada no facebook e aqui pelo blog, mas as panquecas de banana e ovo são uma das opções perfeitas para um fim-de-semana chuvoso. A receita fica aqui, e a sugestão que dou: acrescentar um topping delicioso como uma colher de mel e umas nozes, yummmm!



#5 TOSTA DE ABACATE COM OVO 
Ai abacate ao pequeno-almoço sabe tão bem! O acabacate está cheio de benefícios, tem gorduras boas, ajuda a manter-nos saciadas durante muito mais tempo e esta combinação com ovo é provavelmente das melhores combinações de sempre. A fonte de proteína aqui é o ovo estrelado, façam-no com um pouco de óleo de côco ou azeite, torrem uma fatia de pão de centeio e barrem com meio abacate esmagado com sumo de limão. Absolutamente delicioso!

#6 AÇAÍ COM GRANOLA & CÔCO 
Açaí, esse superalimento que todas nós procuramos e que é tão difícil de encontrar. Um poderoso antioxidante que é o melhor amigo da nossa pele e se for ingerido logo de manhã, melhor ainda! Misturar com granola, sementes e côco fica uma mistura incrível, cheia de vitaminas e saudável. A sugestão? Passar pelo The Cru para a experimentar antes de fazer em casa, a opção de pequeno-almoço deles é absolutamente incrível e assim já podem saber se gostam antes de fazerem em casa. 


#7 EGG MUFFINS
Palavras para quê? Ovos ao pequeno-almoço, sim! E é absolutamente delicioso! A receita já foi partilhada por aqui e teve tanta adesão que houve leitoras que partilharam comigo o resultado final (e que grandes cozinheiras que me saíram!). As combinações são imensas, podem juntar tudo o que mais gostarem, no fundo acaba por ser uma omelete em forma de muffin que é feita no forno. 

#8 OVERNIGHT OATS
As famosas papas de aveia! Porquê midnight? Porque podem ser preparadas na noite anterior e consumidas de manhã, uma opção para quem não tem tempo para comer de manhã e come pelo caminho ou quando chega ao trabalho. No fundo combina leite (convencional, de aveia, arroz ou côco) com aveia e juntam os ingredientes de que mais gostam. Gosto de juntar canela, nozes e maçã no inverno, so deliciously good!


#9 AVOCADO EGGS
Cá está mais uma vez a mistura deliciosa de ovos com acabate, mas desta vez acrescentamos outra fonte de proteína: salmão. No fundo é uma receita que combina metades de abacate e no buraco do caroço do abacate, escalfamos um ovo e colocamos uma fatia de salmão fumado, com um pouco de sal, pimenta, tomate desidratado e rosmaninho por cima fica óptimo. Uma opção para quem não gosta de comer só fruta logo de manhã e está mais virado para as proteínas. 

#10 CHOCOLATE OATS PANCAKES
Vá, não vale começarem por estas panquecas só porque têm chocolate, não sejam gulosas! Ahah Panquecas de aveia com cacau puro (100%) é uma opção saudável, sim! O cacau tem imensos anti oxidantes, ajuda a combater o cancro e deixa-nos bem dispostas e claro que isto é só uma desculpa para incluirmos o chocolate no nosso dia. O chocolate puro é amargo e por isso a dica que dou ao fazerem esta receita é a de acrescentar um pouco de mel ou adoçarem com stevia. Farinha de aveia, leite de aveia e um ovo, cacau puro em pó e uma colher de mel, delicioso!


#11 FUDGE DE QUINOA
Como assim quinoa ao pequeno almoço? Sim é possível, a lógica é a mesma das overnight oats mas não ficam tão densas como a aveia. Para variar um pouco, a combinação aqui passa por leite de côco (que adoro) e quinoa, juntam amêndoa laminada e mirtilos. Et voila! 

#12 PUDIM DE CHIA, MIRTILO & GOJI
Por fim, mas não menos delicioso que as outras 11 opções que vos trago: pudim de chia! Sim!! A chia tem imensos benefícios como o cálcio, as fibras e as vitaminas por exemplo ajuda ainda a controlar os diabetes e evita o envelhecimento precoce - podem perfeitamente adicionar aos vossos smoothie bowls. Esta sugestão é uma super-sugestão porque combina três super alimentos: mirtilos, sementes de chia e bagas de goji - um pequeno-almoço que pode ser considerado quase como um elixir de juventude ahah, precisamente por serem os três ricos em antioxidantes. O pudim de chia é feito da seguinte maneira: juntam uma chávena de leite de amêndoa com duas colheres de sopa de sementes de chia e tapam num frasco. No dia seguinte têm uma textura gelatinosa e adicionam os mirtilos, os grãos de cacau puro e as bagas de goji que vêm adoçar este mega pequeno-almoço. 


PUB