Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

11
Mar16

3 dicas para potencializares a tua marca



De há um ano para cá que temos assistido a um boom enorme de marcas e de projectos portugueses, made in portugal que provam e comprovam o nosso espírito empreendedor. Na semana passada fui convidada pela ETIC para ir falar um pouco mais sobre o blog e onde dei também algumas dicas e sugestões de como podem trabalhar a parte mais visual, dicas essas que fui aprendendo ao longo dos tempos e com algumas profissionais. Confesso que me chegam alguns e-mails e mensagens com pedidos de dicas mais a nível visual e estético para fotografar campanhas, composição de objectos entre muitas outras sugestões, no entanto nem sempre tenho tempo para vos dar esse apoio e por isso mesmo hoje venho dar-vos algumas dicas e sugestões de como podem potencializar a vossa marca e como podem fazer com que cresça

#1 organização
a organização é sem dúvida o ponto-chave para tudo. Comecem por pensar no que querem trabalhar, quem é a vossa marca, quais os principais objectivos e em como gostariam que a marca fosse vista pelos clientes, pensem no posicionamento da mesma. Para quem se dirige, quando é que querem lançar as novas colecções e foquem-se num só tema. Quanto mais focado e direccionado, melhor. A melhor ferramenta para isto mesmo é uma agenda, uma moleskine ou outro caderno onde consigam ter tudo organizado, por temas, colecções ou até mesmo ideias soltas. 

#2 pesquisem, rascunhem
em revistas, em sites, em redes sociais. A parte da pesquisa é muito importante para treinarmos o nosso olho e o nosso sentido estético: cores, combinações, tipografia. A parte da pesquisa faz com que consigam reunir as inspirações necessárias para o que querem criar e ajuda-vos a manterem-se mais focadas e a não se dispersarem tanto. Alguns dos sites mais aconselhados são o pinterest, tumblr, behance e claro, as revistas!

#3 trabalhar com quem sabe
Por exemplo, se querem lançar a vossa marca de roupa e o que sabem fazer bem é desenhar e não sabem bem como é que a podem comunicar, porque não pedir ajuda a quem realmente sabe? Contratarmos alguém que se encarregue de tratar da parte toda de comunicação, da produção de moda e da parte de beleza, vai fazer com que o resultado saia muito melhor, além do mais é um investimento que fazemos mas que será feito com todo o profissionalismo e que nos vai saber aconselhar da melhor maneira. As questões que me chegam passam por "que conjugações escolher, que acessórios usar" ou "quais os locais e cenários onde podem fotografar as peças", onde é que posso arranjar bons profissionais para a produção da campanha, que tipo de coisas poderia fazer e algumas ideias e dicas. Para além disto, posteriormente é necessário tratarmos das redes sociais e de toda a comunicação da marca. Vamos apreender muito com a experiência de quem realmente sabe e o investimento vai ter um bom retorno ;) 

Actualmente em Portugal, sei que a Ana Paixão trabalha muito bem estas áreas e é das pessoas que vos posso mesmo aconselhar, a empresa dela já vez vários trabalhos para os mais variados fins, que podem ver no site dela ou na página do facebook. Para além disto ela consegue aconselhar-vos e dar-vos as dicas certas de acordo com os vossos gostos, é super simpática e aberta a sugestões, para além de ter uma visão que vai muito de encontro ao trabalho que faço por aqui. Se quiserem saber mais informações sobre preços ou outros detalhes podem fazê-lo através do e-mail stylebyanapaixão@gmail.com. 

Estas são algumas das dicas que vos podem ser úteis para que possam potencializar a vossa marca. 

PUB