Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

19
Abr16

5 dicas para prevenir o envelhecimento da pele

IMG_8799-2.jpg

Continuamos com a série de posts dedicados aos cuidados de rosto e à prevenção do envelhecimento da pele. Pelos últimos posts já percebemos que a prevenção é provavelmente o passo mais importante no que toca a retardar o envelhecimento precoce da pele, no entanto, para além dos cremes anti-idade formulados para prevenir o aparecimento dos primeiros sinais, há pequenas coisas que podemos e devemos incluir na nossa rotina que ajudam a tratar e a cuidar da nossa pele. Hoje deixo-vos com 5 dicas que podem ser úteis e que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele.

 

 

# clean it right

A limpeza da pele é importante por algum motivo, para além de removermos as células mortas e ajudarmos a pele a respirar melhor, o facto de limparmos e hidratarmos o rosto diariamente contribui não só para eliminar impurezas e evitar que se formem imperfeições na pele, mas também ajudar a dar alguma luminosidade à pele. É muito importante termos uma rotina de limpeza de pele que passe pelos três passos: limpar, tonificar e hidratar e claro, duas a três vezes por semana exfoliarmos e aplicarmos máscaras de hidratação e de cuidados específicos - para pele seca, oleosa ou mista, depende do tipo de pele de cada uma. É também aconselhado fazermos uma limpeza de pele mais profunda sempre que pudermos, desta forma vamos remover todas as células mortas e desintoxicar a pele em profundidade. 

 

# protect

... do sol, obviamente! E porquê? Porque sabemos que o sol é bem prejudicial para a nossa pele e é um dos principais causadores do envelhecimento precoce da pele. Proteger a pele com um bom protector solar durante todo o ano, sem excepções para evitarmos o aparecimento de manchas ou agravamento das mesmas para quem já tem tendência em ter algumas. Se pesquisarmos bem, a aplicação de um protector solar durante todo o ano é um dos segredos de beleza de muitas das nossas musas que têm uma pele impecável e invejável e nós, também o podemos ter. É tão simples quanto isso, protector solar.

 

# drink more water

Uma pele hidratada e bem cuidada é fundamental para que esta consiga funcionar como escudo contra micro-organismos que possam afectar a nossa pele. Para além de aplicarmos um bom hidratante todos os dias, não nos podemos esquecer nunca de beber pelo menos 1,5l de água diariamente para ajudar a preservar as células da nossa pele. 

 

# eat well

Somos o que comemos, disso não há duvida nenhuma. Quem nunca se deparou com uma pele cheia de brilhos e imperfeições numa fase de má alimentação? Muitos fritos, salgados ou doces acabam por se reflectir na nossa pele. Aliás, há uns tempos até fiz um post onde vos falei precisamente sobre este assunto, como é que podemos ler os sinais da nossa pele consoante o tipo de alimentação que temos (para ler aqui). Escusado será dizer que o tabaco e o alcool são dois amigos do envelhecimento da pele, a pele acinzentada, sem luminosidade e mais baça são logo alguns dos sintomas que conseguimos notar no rosto. Há ainda alimentos que podemos e devemos incluir na nossa alimentação que ajudam a tratar da nossa pele e a dar-lhe um aspecto mais saudável: frutas e vegetais essencialmente como a laranja, o tomate, os espinafres ou a beterraba que são alimentos ricos em vitaminas e minerais óptimos para a nossa pele. 

 

# sleep better

Por algum motivo se diz que todas nós precisamos do nosso "beauty sleep". Para além de ser fundamental para o nosso corpo fazer um reset como deve ser, é durante a noite que a nossa pele se renova e todas nós conseguimos comprovar que a nossa pele está muito mais bonita e saudável depois de uma noite bem dormida do que depois de uma daquelas noites em que dormimos mal e não dormimos as horas mínimas recomendadas - o resultado normalmente são papos nos olhos, olheiras, manchas, aspecto cansado e uma pele mais baça e se formos ler sobre os primeiros sinais de envelhecimento da pele, passam precisamente por aqui. 

 

 

 

 

PUB