Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

11
Dez15

A alimentação & a nossa pele


E os últimos 3 meses têm sido a prova disso. Quem me conhece sabe que provavelmente nesta altura do ano que deixo de apanhar sol e de ir à praia etc, a minha cara estaria cheia de imperfeições, com poros bem dilatados, demasiada oleosidade na zona T, borbulhas etc. Ao longo dos últimos tempos temos adoptado uma alimentação bem mais cuidada aqui em casa e temos tido alguns cuidados extra no que toca aos alimentos que ingerimos.

Já estamos cansados de saber que hoje em dia a maior parte dos alimentos, aliás, praticamente todos, os que compramos no supermercado estão cheios de químicos, as carnes cheias de antibióticos e hormonas, as frutas cheias de pesticidas e adubos, os legumes demasiado bonitos e com cada vez menos sabor. Todas estas coisas se reflectem na nossa pele, por vezes não basta usarmos bons produtos de cuidados de rosto, mas sim também termos um pouco mais de cuidado com a nossa alimentação. Achava que isto seria demasiada teoria e que poderia resultar em alguns casos, mas a partir do momento em que resultou comigo, fiquei a pensar seriamente neste assunto.

A diferença entre comprar alimentos localmente ou comprar numa grande superfície é bastante elevada a todos os níveis, a começar pelo preço sim, sabemos que os alimentos biológicos são mais caros que os outros e nem sempre dá para nos dedicarmos a uma alimentação feita exclusivamente com alimentos biológicos. Ao longo destes últimos anos temos investido muito mais na nossa saúde, dentro do possível. Optar por alimentos biológicos, ter alguns cuidados na escolha das carnes que ingerimos: maior parte delas sempre magras, optar por incluir mais peixe e moluscos na nossa alimentação e mais frutas e verduras de qualidade que fazem toda a diferença. Temos evitado ao máximo ingerir alimentos demasiado processados como massas, alguns cereais, pão, bolos etc e temos substituído por outros alimentos "reais" e que têm feito maravilhas na nossa alimentação. Temos ainda incluído muitas leguminosas na nossa alimentação e cada vez mais ingerido legumes, frutas e muitas proteínas, tanto animais como vegetais. 

O desafio agora mesmo são as receitas do dia-a-dia, nem sempre é fácil, mas claro que de vez em quando lá nos deliciamos com alguns dos alimentos "proibidos" até porque hoje em dia é praticamente impossível evitarmos os alimentos processados - e sim, não escondo o meu amor por sushi, por uma boa pizza ou por uma taça de cereais de vez em quando. Tem sido uma experiência muito positiva, temos sido sempre acompanhados por um nutricionista especializado e temos gostado muito dos resultados: sentimo-nos muito melhor através da comida. 

Pode parecer estranho, sim mas a verdade é que esta alimentação tem feito maravilhas: mais energia, pele mais bonita e acima de tudo, estamos mais saudáveis. Sempre acompanhados por um especialista e claro que tudo isto é feito tendo em conta análises médicas de cada um de nós e um plano traçado consoante as necessidades de cada um. Sinto que realmente aprendi a comer melhor, a minha pele está diferente e o meu corpo também. Confesso que a parte divertida para mim é a de inventar receitas, pesquisar coisas novas e fazer novas combinações que antes não faria. Sem dúvida que somos o que comemos e isso reflecte-se não só no interior, mas também no exterior. A nossa alimentação influencia 

__
Ph I am a food blog

PUB