Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SIX, blog

AÇAÍ MORNINGS

15.05.16 | Joana Carreira

ACAI.jpg

 

Quem me segue pelo instagram sabe que uma das coisas que mais gosto de partilhar são os pequenos-almoços, comecei a fazê-lo quase desde o início do blog, precisamente por ser a minha refeição do dia favorita e onde gosto de inventar, misturar e experimentar coisas novas e diferentes. Ultimamente ando viciada em taças de açaí, um superalimento que é muito comum no Brasil e que em Portugal nem sempre é fácil encontrar.  

 

A verdade é que o açaí também já não é novidade nem no instagram, nem no blog. Já tinha partilhado convosco algumas receitas e alguns artigos sobre o açaí, nomeadamente os benefícios deste super fruto que nos dá imensa energia, rico em fibras e em antio-oxidantes que só fazem bem à nossa saúde e que ganha cada vez mais fãs em todo o mundo. 

 

superline

Cada vez que publico e partilho as minhas taças de açaí costumo receber alguns emails e mensagens com perguntas onde podem encontrar o açaí à venda e como é que o preparo. Pois bem, o post de hoje é precisamente para vos explicar onde é que podem encontrar, como é que podem preparar e quais as minhas combinações favoritas. Actualmente podem encontrar o açaí de diferentes maneiras:

 

# açaí em pó

Que encontram à venda em espaços como o Celeiro ou o Brio por exemplo. Podem juntar a leite vegetal, sumos, batidos ou até mesmo a iogurtes, fica absolutamente delicioso.

 

# polpa de açaí

Que foi das primeiras vezes que experimentei este superfruto, comprei no El Corte Inglês, no SuperCor. Encontrei umas pequenas saquetas roxas na zona dos congelados com 100% de polpa de açaí, sem açúcares adicionados. Basta colocarem num liquidificador juntamente com uma banana por exemplo, iogurte ou leite vegetal. As possibilidades são imensas e uma pesquisa rápida pelo pinterest, dá-nos logo imensas ideias de como podemos tirar partido de um batido de açaí por exemplo.

 

# açaí em creme

Que é das mais práticas para termos em casa, encontram nos supermercados PingoDoce ou SuperCor (El Corte Inglês). A marca mais comum é o AçaíSupera, que provavelmente já viram por aí, e é a que costumo comprar. Encontram na zona dos congelados, normalmente perto dos frutos vermelhos congelados ou dos gelados. O açaí em creme vem em pequenas embalgens brancas que são super práticas porque só temos de deixar descongelar e adicionar fruta, granola ou cereais e está pronto a comer.

superline

As taças de açaí que vemos frequentemente nas redes sociais, normalmente têm sempre a mesma combinação: açaí, frutas variadas e granola. A minha combinação favorita é sem dúvida a do Açaí com banana, granola (aqui) e mirtilos, fica absolutamente delicioso e é uma taça mega rica em antioxidantes e perfeita para nos dar energia para o dia inteiro. Para além disso, por vezes gosto de adicionar um iogurte para ficar mais cremoso ainda, mas a combinação de açaí em creme gelado com a banana, é provavelmente dos melhores guilty healthy pleasures desta vida, mesmo.