Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

02
Dez15

CHRISTMAS MARKETS // ROTEIRO



Pois é no meu último post referi que este ano, Lisboa prepara-se para receber uma série de mercadinhos de Natal e hoje decidi fazer um pequeno roteiro com tudo o que precisam de saber e quais os melhores sítios para passearmos em família ou irmos espreitar com os amigos e quem sabe, adiantar já uns presentes. 


Bem a primeira sugestão acaba por não ser em Lisboa, mas é uma passagem obrigatória pelo menos todos os anos, ou sempre que possível: A Vila Natal em Óbidos, pode parecer que é demasiado infantil, mas não. Óbidos veste-se a rigor e contagia tudo e todos com o espírito Natalício, abre dia 4 de Dezembro e mantém-se até dia 3 de Janeiro. Quais as actividades principais? Patinagem no gelo, andar de carrossel, trilhos nas árvores ou descer nas rampas em bóias gigantes são algumas das actividades mais divertidas por lá.

Em Lisboa, os Armazéns do Chiado já estão vestidos a rigor com o Chiado Market, um mercado de Natal que conta com alguns produtos bem diferentes do que aqueles que podemos encontrar nas lojas desde brinquedos, roupa infantil, produtos regionais portugueses e até mesmo um espaço dedicado a comida de rua. Abre dia 4 de Dezembro e vai manter-se até dia 23. Aproveito ainda para sugerir que reunam a família e vão até à baixa e ao Terreiro do Paço ver as iluminações de Natal, este ano Lisboa iluminou-se com mais de dois milhões de lâmpadas que estão ligadas até dia 6 de Janeiro entre as 18h e as 01h. Tal como no ano passado o Terreiro do Paço vai ter uma pista de gelo. Também aqui podemos assistir ao espectáculo de videomapping projectado no arco da Rua Augusta que este ano conta como tema "As portas encantadas" dedicado ao Natal, com sessões de 15 minutos às 19h, 20h e às 21h. Tudo isto a partir de dia 11 de Dezembro. 

A Praça do Município prepara-se também para receber um mercado de Natal e no Rossio podemos encontrar uma árvore de natal que vem alegrar a cidade de Lisboa e trazer o Natal à cidade. Em Lisboa também, vamos contar com vários concertos de Natal e várias feiras  e mercados na Avenida da Liberdade,  Rua Augusta, Restauradores e Rossio. 

Já o LxFactory vai transformar-se numa vila natal londrina com o tradicional LxMarket que terá produtos em segunda mão, produtos artesanais, bebidas quentes entre muitas outras surpresas. A ideia é a de recriar o Christmas Market em Victoria Park. Podem visitar entre 13 a 20 de Dezembro no LxFactory, entre as 11h e as 18h.

Em Oeiras, o natal vem à vila. O centro histórico vai vestir-se a rigor para receber uma feira de natal durante dois dias, já este fim-de-semana 5 e 6 de Dezembro. Aqui podemos encontrar bancas de artesanatos e outras peças mais originais, uma altura perfeita para adiantarmos algumas compras de natal. Das 10h às 18h.

Também Cascais já está preparado para receber o Natal: com direito à tradicional roda gigante e este ano com uma pista de gelo de 350m2 onde podemos aprender a patinar no gelo e passar uma tarde bem animada. Aos sábados há um desfile de Natal com o Pai Natal, com soldadinhos de chumbo e as fadas luminosas. Na Baía de Cascais e no Jardim do Visconde da Luz há banquinhas com muitas novidades com produtos tradicionais e artesanais e claro, podemos sempre contar com o Mercado da Vila. Tudo isto até dia 6 de Janeiro. Podem consultar o programa aqui


PUB