Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sketchbook SIX

05
Fev17

COACH # 5 dicas para dormires melhor

19997086_lwOqP.png

 

O primeiro passo para esta resolução de ano novo passa em primeiro lugar por termos um sono de qualidade, independentemente da quantidade de horas dormidas, é importante que essas horas sejam em descanso profundo, tranquilo e sem nada que o possa atrapalhar. Certamente já vos aconteceu irem para a cama relativamente cedo e agarrarem-se ao telemóvel, tablet ou portátil só para dar uma olhada nas redes sociais, certo? Mas a verdade é que essa olhadela pode estar a acordar-nos um pouco mais. as luzes dos ecrãs e a presença destes aparelhos perto de nós vão fazer com que a nossa tentação de ir dar uma espreitadela seja ainda mais tentadora - só mais uma mensagem no What's App, confirmar a meteorologia para o dia seguinte ou até mesmo fazer scroll no instagram. Tenho tentado reduzir tudo isto ao máximo, apesar de nem sempre conseguirmos e andarmos sempre numa correria, sei que é para meu bem. As noites mal dormidas ou a privação das horas essenciais de sono podem trazer consequências para o nosso organismo: tais como o cansaço, o stress,  falhas de memória, ansiedade, depressão, dificuldades na concentração entre muitas outras. 

LINE.png

Então quais são as dicas que posso dar? Pois bem há coisas que ajudam muito a melhorar a nossa qualidade de sono.

 

# ORGANIZAÇÃO

Tal como costumo dizer, nada se consegue sem organização, se começarmos por tentarmos organizar a nossa rotina de modo a conseguirmos dormir o número de horas que precisamos por noite, ajuda muito. O número de horas varia de pessoa para pessoa, sendo que aos poucos vamos conhecendo o nosso corpo e vamos tendo noção do que precisamos. Saber ouvir e ler os sinais do nosso corpo é fundamental. Ás vezes acabamos por diminuir as horas de sono por noite com coisas que não são fundamentais e podemos começar por alterar isso mesmo.

 

# ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

Uma alimentação variada, conjugada com exercício físico é fundamental para noites de sono profundo e bem dormidas. Evitar fritos, gorduras e doces vai fazer toda a diferença, vamos ter um sono mais descansado, de qualidade e claro que a nossa saúde agradece.

 

# DIZER NÃO AO TELEMÓVEL

A luz dos aparelhos móveis acabam por nos despertar, se deixarmos o telemovel de parte, bem como o iPad, acabamos por ficar mais tranquilos, menos agitados e acabamos por dormir mais facilmente. Por algum motivo os aparelhos hoje em dia já tem funções como o "night shift" da Apple, precisamente porque anula os tons azulados dos ecrãs que provocam agitação. Se repararem e activarem o modo "night shift" do vosso iPhone ou iPad notam que o ecrã fica mais amarelado.

 

# LER

Em vez do e-mail ou do telemovel, porque não ler um livro? Ou uma revista? Quando é que foi a última vez que leram um bom livro? Ajuda a tranquilizar-nos e a acalmar depois de um dia super agitado. Por algum motivo os meus pais sempre me incutiram o hábito de ir para a cama mais cedo e ler um livro antes de dormir. 

 

# CHÁ

Mas sem cafeína, obviamente. Beber um chá com propriedades relaxantes e que acalmem o organismo é uma boa ajuda e um bom hábito para incluir na nossa rotina de noite. Um chá de camomila, de lavanda ou de alecrim são três boas sugestões que ajudam a que tenhamos uma noite de sono mais descansada e confortável.

 

 

Quais as vossas dicas? Contem-me tudo!

 

 

1 comentário

Comentar post

PUB