Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

12
Abr17

COACH # Como lidar com ataques de ansiedade

tumblr_o6ybfl6jGU1uo1f0fo1_1280.jpg

 

 

Quem nunca teve um ataque de ansiedade? Um ataque de pânico? Uma crise que nos deixou fora de nós? Há quem coma desalmadamente nestes períodos de maior ansiedade e stress, há quem não tenha fome, há quem não consiga dormir, há quem chore o tempo todo, há quem tenha uma respiração muito mais acelarada, não consiga ficar quieta... Mas há formas tentarmos contornar estes ataques e de tentarmos lidar com eles. Hoje deixo-vos com algumas dicas que podem ajudar.

 

Acho que todas nós já passámos por fases de maior stress e por fases mais desgastantes que outras, seja a pressão para arranjar emprego, seja a pressão para entregar a tese, sejam problemas familiares, com o namorado, de saúde... enfim. As possibilidades são imensas, às vezes nem sabemos muito bem como ocorrem e são inexplicávels, certamente que já passámos por alturas assim de grande pressão e que nem sempre conseguimos controlar ou saber lidar muito bem. 

 

 

LINE.png

1 # RESPIRAR FUNDO

A primeira coisa de todas é tentarmos parar os pensamentos e controlar a respiração. Normalmente durante os ataques de ansiedade a respiração está super acelarada e ajuda bastante se conseguirmos respirar fundo e tentar controlar o ritmo. Respirar fundo ajuda a relaxar e a acalmar e é o primeiro ponto de partida. 

 

2 # RELAXAR 

É importante tentarmos relaxar o pensamento e recorrermos a algumas técnicas que nos podem ajudar a contornar estes ataques. Pintar, ouvir música para relaxar, meditar, apanhar um pouco de ar, ver um filme ou tomar um banho mais demorado podem ser algumas das dicas que nos ajudam a controlar estes ataques de ansiedade.

 

3 # MUDAR O PENSAMENTO

Os ataques de ansiedade enchem-nos de pensamentos negativos, de frases começadas por "e se" e acabamos por sofrer muito por antecipação e nada como tentarmos mudar o pensamento para algo mais positivo ou tentarmos pensar noutra coisa. É um verdadeiro teste ao nosso auto controlo, mas a verdade é que é um trabalho que é muito importante conseguirmos fazer.

 

4 # DESABAFAR

Uma das regras de ouro. Quantas e quantas vezes é que se sentiram perdidas e depois de falarem com aquela amiga, mãe, avó, namorado ou amigo as coisas ficaram todas muito melhores? Desabafar é um passo MUITO importante e ajuda de verdade. Acabamos por ser aconselhadas sobre o que fazer, como pensar e como lidar com as situações e acabamos por ter outros ponto de vista para além dos nossos. Escrever numa folha ou num caderno o que estamos a sentir e a pensar também é uma óptima forma de exteriorizar todos os pensamentos 

 

5 # VIDA SAUDÁVEL 

Optarmos por um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada e exercicio fisico ajuda muito a controlar os ataque de ansiedade, o desporto é uma das coisas que nos faz super bem tanto a nível fisico como psicológico e se completarmos com uma alimentação correcta, completa e equilibrada, melhor ainda. Uma das coisas que podemos fazer quando temos ataques de ansiedade é precisamente praticarmos exercicio físico, vai ajudar a atenuar estes ataques e conseguimos descarregar mais energias no desporto. Corrida, bicicleta, caminhada, kickbox... tudo coisas boas que nos fazem bem.

 

_

ph via Tumblr

 

PUB