Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIX, blog

COM GLUTEN OU SEM GLUTEN?

18.10.14 | Joana Carreira
@martilicious_food

Devido ao facto de esta semana se ter celebrado o dia mundial da alimentação, decidi escrever um pouco mais sobre alimentação, nomeadamente da alimentação sem glúten. Desde que voltei ao ginásio (aqui), estou e volta também aos cuidados com a minha alimentação. Ultimamente tem-se falado muito nos cuidados alimentares e que devemos ter alguns cuidados, a alimentação sem glúten tem de facto alguns benefícios que desconhecia. Reduzir a quantidade de glúten que ingerimos permite, em termos gerais, o aumento de energia, diminui o volume da barriga (yey!) e ajuda a afinar a silhueta. 

O consumo de glúten frequente dificulta a assimilação das vitaminas e dos nutrientes, o que,  pode levar a uma fragilização do bem-estar e a vitalidade. A alimentação sem glúten ajuda ainda a diminuir a retenção de líquidos, e favorece a sua eliminação, para além disto ajuda a reduzir eficazmente as enxaquecas e as dores de cabeça, que nesta altura do ano começam a ser frequentes, aliviar ainda as dores articulares, ajuda ainda a melhorar o tom de pele, dando um ar mais saudável; A alimentação sem glúten é ainda benéfica pois ajuda a reduzir os problemas digestivos e inflamações (garganta, ouvidos, etc.)

Existem muitos alimentos sem glúten, hoje em dia cada vez mais no mercado que se vai adaptando a estas novas necessidades e novos tipos de alimentação. As frutas e os legumes, as verduras, a farinha de arroz, as carnes como frango, carnes bovinas, o peixe, o sal, o açúcar, o chocolate em pó, o cacau, a gelatina, as manteigas e margarinas em geral são alimentos que podemos à partida ingerir que não contém glúten. Hoje em dia é muito fácil, visto que há imensos alimentos com rótulo onde já indicam se contém ou não contém glúten, como alguns queijos, requeijão, iogurtes, massas, arroz, pão e bolachas. 

Ando a experimentar também a granola da Martilicous (aqui) que me foi mostrado pela Melhor Amiga da Barbie (aqui). Tem uma granola óptima sem glúten e uma série de coisas fantásticas como podem ver nas imagens, foi daqui também que partiu a minha curiosidade para uma alimentação sem glúten. 

O desafio? Ter uma alimentação sem glúten para tirar partido de todos estes benefícios. Vamos a isto? 

2 comentários

Comentar post