Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

27
Nov15

Como manter a motivação?


Quando estamos no processo de perda de peso ou no processo de adopção de um estilo de vida mais saudável, há uma coisa que nos pode falhar e que sem dúvida pode ser aquilo que estraga todo o trabalho que tivemos até aqui, a motivação. Quando a motivação nos falha, como é que é? Como é que fazemos? 

Pois bem, o post de hoje é dedicado a isso mesmo, venho dar-vos algumas dicas e truques/sugestões do que fazer para nos mantermos motivadas. Na altura que comecei todo este processo, sabia que tinha de cortar naquilo que mais gostava, não por completo é certo, mas tinha de cortar nas quantidades. Aos poucos fui percebendo que aquilo que eu precisava era de "enganar o estômago", aquela vontade de comer algo doce era logo motivo para ir atacar um frasco de Nutella ou uma tablete de chocolate de 300gr, sim de uma vez! O que é que eu comecei a fazer então? A substituir "os doces" menos saudáveis pelos mais saudáveis, ou seja optar por uma gelatina de 10kcal em vez de uma tabelete, uma peça de fruta em vez de um frasco de Nutella porque a minha carência era de algo doce e podemos ir buscá-lo a coisas mais saudáveis e menos calóricas. 

Hoje sim quando me apetece um chocolate, como um quadrado. Mas hoje já estou disciplinada, foi um longo caminho de aprendizagem e de disciplina que hoje vale a pena. Vale a pena saborear aquele doce, sobremesa ou chocolate de vez em quando por que sabemos que só o devemos comer de vez em quando então sabe-nos 10 vezes melhor. Outra dica para a motivação não nos falhar? Experimentarmos coisas novas, sim! Ao fim de praticamente um mês só a comer bifes de peru ou frango grelhados e peixe com salada ou legumes decidi que se queria continuar com isto tinha de arranjar algo que me mantivesse motivada e daí a ter começado a nascer toda uma colecção de livros com receitas saudáveis, com receitas vegetarianas e receitas mais simples. A nossa cozinha está uma verdadeira biblioteca - os livros de bolos e de doces deram lugar aos livros de receitas saudáveis e sim, também podemos incluir sobremesas por aqui porque não deixámos de comer nada nem banimos nada da nossa vida - à excepção das carnes vermelhas no meu caso.

Estes três livros são as 3 aquisições mais recentes aqui de casa, comprados pela Amazon.Uk e outros na FNAC. Deliciously Ella é um dos meus favoritos, foi escrito por Ella Woodward que aos 19 anos teve uma doença caríssima que nem com medicamentos conseguia recuperar. Desde pequena que sempre foi gulosa e viciada em açúcar (story of my life ahah!) e decidiu cortar com as carnes, os doces, o glúten e os produtos lácteos como uma espécie de tratamento para desintoxicar o corpo. Sem dúvida que as melhorias começaram a aparecer e como estava farta de pratos simples, começou a criar as suas receitas e a partilhá-las no blog que dá nome ao livro. O que é curioso é que as receitas são deliciosas, são 120 e partem de uma rapariga que nunca tinha cozinhado na vida. São pratos super saudáveis, deliciosos e rápidos de fazer com receitas. E pelo que sei, já tem o segundo livro a caminho -  Janeiro de 2016. 

Simply Nigella Feel Good Food da Nigela Lawson, uma das gurus da cozinha do momento é o livro que marca o seu regresso. Já passou pela TV e é autora de mais uns quantos livros, neste livro dedica-se a comida saudável e a pratos fáceis de fazer para nos sentirmos bem. Outro livro que andamos a explorar aqui por casa e por fim Everyday Superfood de Jamie Oliver com algumas receitas "Paleo" e outras mais que veio cá parar por causa da nossa alimentação actual. O truque é explorar ao máximo e tirar partido da comida da melhor maneira. Eat good, feel good!

PUB