Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

02
Dez15

Como sobreviver aos jantares de natal?


O mês de Dezembro vem cheio de coisas boas, boas até de mais não é? Ehehehe. Nunca fui muito fã de bolos e doces de natal, tirando o bolo rei que é delicioso (e curiosamente um dos mais calóricos, mas adiante...) mas a juntar aos bolos de natal e a todas as festas vêm os chocolates, os bombons, as bolachas, as entradas e as sobremesas deliciosas, o chocolate quente que é tão apetecível nos dias mais frios... Enfim, uma série de gulodices que parece que nos caem aos pés nesta altura do ano e que estão por todo o lado.

A época festiva é sinónimo de celebrações, de alegria, de família e de amigos - aqui em casa então é o mês de tudo, a juntar ao Natal é o mês em que o meu pai, a minha mãe e o meu irmão fazem anos, por isso imaginam o caos que vira esta casa nesta altura do ano, certo? Ah e a somar a isto, os meus pais também fazem anos de casados em Dezembro. Sem dúvida que o último mês do ano, é o mês das festas por aqui! É também o mês em que tentamos arranjar algumas desculpas para dar umas facadinhas na dieta, os ginásios ficam vazios e a vontade de praticarmos exercício é menor - vem o frio, a chuva, o vento e só queremos mesmo é ficar em casa. Contudo, não vamos deixar de aproveitar esta época festiva por causa disso, certo? Mas podemos aproveitar sem que os estragos sejam muitos e possamos caber naquele vestido que comprámos para a passagem-de-ano! 

Existem algumas dicas que podemos ter em conta e que nos ajudam a sobreviver às festas, aqui ficam 5 regras a ter em conta: 

REGRA DA COMPENSAÇÃO
O que é a regra da compensação? Ora bem, sabemos que o mês de Dezembro tem 31 dias e não vamos estar sempre, sempre em festa, certo? A ideia é compensar o máximo que conseguirmos para depois "estragarmos" quando tiver de ser, ou seja: se sabemos que vamos ter um jantar de natal no final da semana, tentamos optar por coisas mais saudáveis até lá: snacks saudáveis, saladas, legumes, sopas, carnes grelhadas, fruta... Assim não nos vamos sentir tão culpadas e quando formos comer coisas maravilhosas, vão saber-nos melhor!

REGRA DA PROPORÇÃO
Bem a verdade é que podemos comer tudo, sim! Podemos comer tudo o que quisermos mas com conta e medida. Não precisamos de abdicar daquela fatia de bolo ou daquelas entradas deliciosas com pão, requeijão ou doce de abóbora... Certifiquem-se que comem legumes ou vegetais no prato principal, vai evitar com que ataquem as sobremesas todas, vão sentir-se mais cheias e vão comer na mesma, mas em porções mais pequenas. 

GINÁSIO IMPROVISADO
Este ano Lisboa prepara-se para receber imensos mercados de natal, feiras, pistas de gelo entre outras atracções dedicadas a esta altura festiva. É uma óptima desculpa para irmos passear, já que não temos tempo, ou vontade de ir ao ginásio, porque não juntar os amigos ou a família e ir até uma pista de gelo? Acabamos por fazer algum exercício sem nos darmos conta e é bem divertido. Podemos ainda aproveitar para passear nestas feiras e aproveitar para caminhar, sempre é melhor do que ficarmos em casa a comermos bolachas e a devorarmos um chocolate quente (pelo menos na teoria!!)


"ME" TIME


Uma das coisas que mais gosto de fazer no inverno ou quando os dias estão menos convidativos a passeios é cozinhar, é inevitável lá vou eu enfiar-me na cozinha a fazer bolachas ou bolos caseiros. No entanto nem sempre é boa ideia porque acabamos sempre por provar um bocadinho daqui e dali. É uma altura ideal para substituirmos essa vontade de comer por tempo para nós: manicure, pedicura, depilação, cabeleireiro ou até mesmo tempo para descansarmos, vermos um filmes ou actualizarmo-nos da nossa série favorita. 

PLAYLIST DE NATAL
Sabemos que o ginásio e o inverno são coisas que não combinam muito bem, pelo menos para mim que acabo por fazer um esforço maior para ir ao ginásio. No entanto podemos sempre aproveitar as músicas de natal super animadas para dançarmos em casa enquanto organizamos as coisas todas para receber os convidados, enquanto fazemos a árvore de natal ou até mesmo enquanto embrulhamos alguns presentes. 

ENJOY, IT'S CHRISTMAS!
A última dica? Aproveitem, afinal de contas só é natal uma vez por ano e é a altura ideal para comermos tudo o que esta altura tem de bom. Só se vive uma vez, podemos comer tudo o que quisermos, com conta e medida! It's holiday season, let's party!

__
Ph. The Coveteur

PUB