Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SIX, blog

Como tratar de um cão bebé?

05.01.18 | Joana Carreira

Primeiro o Sammy, depois a Chloé e agora a Olívia. Todos eles bem diferentes, mas os cuidados de beleza e de saúde com cada um deles, foram sempre os mesmos - ou quase! Dos três, o Sammy foi o mais problemático até hoje desde comer meias, ser super sensível a determinados tipos de ração, foi o que teve umas idas a mais ao veterinário. 

 

oiliessenciais-2.jpg

 

A primeira coisa a fazer é sem dúvida a ida ao veterinário para ver se está tudo bem com eles: pesar, medir, tratar de vacinas, oscultar, perceber qual a melhor ração, tratar de desparasitações e marcar as próximas vindas ao veterinário. Mas e no que toca aos cuidados diários? São muito pequeninos ainda não podem tomar banho, como fazemos a higiene dos mesmos? Quais os essenciais para cuidarmos de um cão bebé?

 

 

oiliessenciais-4.jpg

 

Pois bem, tanto o Sammy como a Chloé e agora a Olivia só puderam tomar o primeiro banho ao fim da terceria vacina, bem como estar em contacto com o exterior. Uma das dicas que costumo dar e que usei com os três pequenos diabos foram as toalhitas de limpeza, sem alcool e sem ingredientes que possam causa alergias ou irritar a pele deles. No veterinário e nas lojas de coisas para animais podem encontrar este tipo de toalhitas que são fundamentais nos primeiros meses para ajudar a manter a higiene dos nossos patudos.

 

No caso da Olívia, na primeira ida ao veterinário uma das coisas que reparámos é que se coçava muito perto das orelhas e o Dr.Daniel alertou-nos que os Shihtzu costumam ter algumas otites e para prevenir, nada como fazer a higiene diária das orelhas. Usamos o Aurigel da Artero e umas compressas para limpar na zona exterior das orelhas, e ajudar a remover algumas impurezas. E para limpar a zona dos olhos, um pouco de soro fisiológico. Tanto o Sammy, como a Olivia têm muito pelo e por isso é necessário escova-los todos os dias para que não fique com nós. E claro, a somar a isto, muitos beijinhos e muita brincadeira junta