Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SIX, blog

Cuidar da pele, prevenindo

15.12.14 | Joana Carreira


Começamos o Domingo a falar de algo que nos preocupa a todas, as primeiras rugas. Sempre ouvir dizer que mais vale prevenir do que remediar e por isso mesmo, tendo em conta as gamas que vou escolhendo e o pedido de algumas leitoras, decidi fazer este post com algumas sugestões das melhores gamas e dos melhores produtos anti-idade para combater e prevenir o aparecimento das primeiras rugas.

Antes de tudo é necessário referir que ao longo do tempo a nossa pele vai tendo necessidades diferentes, se quando entrámos na adolescência a preocupação era a oleosidade na pele e o acne, à medida que vamos avançando, vamos tendo outras necessidades e preocupações como a perda de elasticidade da pele, as manchas no rosto, os sinais, as marcas de cansaço e as primeiras rugas começam a aparecer. O alarme da flacidez, ou da perda da elasticidade da pele pode aparecer a partir dos 25 anos, quando a produção de colagéneo passa a diminuir. É normalmente, a partir desta fase que as alterações causadas pelo sol ocorrem - sim é o máximo ter sardas e pequenos sinais, mas são elas que marcam e que avisam que as manchas e as rugas vão aparecer se não cuidarmos da nossa pele.

É necessário termos sempre em conta que a limpeza da pele é o mais importante, devemos lavar o rosto com um sabonete específico, no máximo, duas vezes por dia. Para além disto, devemos usar um tónico que ajude a limpar a pele e que não seja agressivo para a pele. À noite, devemos optar por um hidratante oil free e com activos antioxidantes (lembram-se da importância dos antioxidantes de que vos falei ontem?), pois vão combater os radicais livres que aceleram o efeito do envelhecimento. Devemos ainda procurar no rótulo activos como vitamina C e chá verde.

Sabemos ainda que a região dos olhos é a primeira a denunciar-nos - daí a quase todas as gamas anti-idade terem um creme de olhos especifico, por isso mesmo é que devemos dedicar algum tempo a esta zona. Os cremes devem ser usados diariamente, pela manhã e à noite. E tal como tenho dito várias vezes aqui pelo blog , para além de limpar e hidratar todos os dias, 365 dias por ano, devemos  usar protetor solar, SEMPRE, independentemente da estação do ano.

Ajuda ainda tratamentos auxiliares como uma limpeza de pele todos os meses numa dermatologista ou esteticista (aconselho a BonaDea), de 3 em 3 meses um peeling superficial e uma ida ao dermatologista uma vez por ano. Ainda algumas dicas de maquilhagem que devem ter em conta, devemos usar uma base leve, de preferência oil free, para uniformizar a pele sem ressaltar a oleosidade, devemos ainda usar pó compacto na zona T para controlar a oleosidade e ainda ter sempre lenços absorventes para controlar o brilho do rosto durante o dia.

__
ARTIGOS COMPLEMENTARES

Protector solar mesmo sem ir à praia 
Protector solar, sempre