Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIX, blog

DESERTO DO SAHARA, o que precisas de saber antes de ir

11.04.18 | Joana Carreira
Ao longo destes dias recebi muitas mensagens e alguns e-mails com questões relacionadas com a nossa ida ao deserto. O que era preciso levar, como ir, onde ficar, onde passar etc. Por isso mesmo decidir reservar um post apenas e só a estas questões. 
 

002.png

 

Uma das coisas que queriamos muito fazer era sem dúvida uma road trip até ao deserto e por isso mesmo, andámos a investigar algumas viagens e excursões já organizadas ao deserto, acabando por optar pelo Top Desert, onde podemos personalizar a nossa viagem: quantos dias queremos ir, a que deserto, quantas pessoas, viagem privada ou partilhada entre muitas outras coisas.
 
 

004.png

 

VIAGEM AO DESERTO
Antes de irmos andámos a pesquisa na internet qual a melhor tour pelo deserto e como o fazer: se alugavamos um carro e iamos por nós, se optavamos por uma excursão ou se iamos com um guia privado. Vimos vários sites que organizam estas tours ao deserto e ao longo destes dias vimos imensos jipes que diziam "tourism" precisamente de várias empresas que organizam esta tour. Marcámos a nossa com o TopDesert, uma companhia local premiada pelo tripAdvisor e que nos proporcionou 3 dias maravilhosos. Para marcarmos a viagem, reservamos tudo cá e pagámos metade da viagem, o resto pagámos no final da tour
 
Foram buscar-nos ao nosso Riad em Marraquexe e deixaram-nos no Riad da última noite de volta a Marraquexe. Optámos pela excursão com guia privado, fomos os 3 mais o guia num jipe Toyota, tinhamos lido algumas reviews de excursões em grupo não tão positivas, temos pouco tempo para explorar as paragens porque estamos sempre dependentes do resto do grupo, atrasos etc e por isso optamos por uma opção mais cómoda e irmos com um guia para o deserto. A nossa viagem foi privada, fomos os 3 mais um guia, o Somad que tornou a nossa viagem ainda mais maravilhosa e aprendemos imensas curiosidades sobre o deserto do Sahara e sobre Marrocos. Marcamos a viagem de 3 dias, que inclui transporte, 2 noites (uma delas no acampamento do deserto), 2 jantares, 2 pequenos-almoços e passeio de camelo no deserto.
 
No que diz respeito às malas, levámos connosco, há quem opte por deixar no Riad guardadas e levar apenas o essencial, mas como ao voltarmos do deserto iamos ficar num Riad diferente e iamos os 3 num carro só para nós, conseguimos andar com as malas facilmente atrás. O preço da tour ao deserto com 2 noites incluidas, 2 jantares, 2 pequenos-almoços, passeio de camelo, combustivel para a viagem toda e um jipe para os 3 ficou a cerca de 400€ por pessoa. Não sei se é mais barato marcar mesmo em marraquexe, mas com duas noites fora de marraquexe decidimos marcar tudo certinho por causa das datas das estadias dos Riads na Medina. Ao deixarmos a tour por marcar podiamos correr o risco de não haver tour para os dias que queriamos e ficavamos sem noites reservadas no Riad. 
 
DINHEIRO 
Tanto em Marraquexe como a caminho do deserto vemos muito poucos ATMs por isso o melhor e levarmos dinheiro connosco, encontramos alguns ATMs nas cidades e vilas maiores como Ouarzazate ou Zagora mas nas outras pequenas apenas casas de câmbio, sem forma de levantarmos dinheiro. 
 
  
POWERBANK 
É um caminho beeeeem longo até ao deserto e apesar dos Riads onde ficamos, nada como andar com um powerbank atrás por causa dos caminhos do deserto, uma pequena ajuda do GPS se for preciso e claro para haver bateria para filmar o caminho, tirar fotografias em algumas das paragens etc. 
 
ROUPA QUENTE 
Não para usar durante o dia mas sim para a noite. Claro que depende sempre da altura do ano em que visitam Marrocos, no meu caso bastou-me uma camisola de malha um pouco mais grossa e um lenço para jantar no deserto e estar a volta do fogueira. No verão faz mesmo muito calor, por isso uma malha mais fina para a noite ou apenas o lenço penso que será o ideal. 
 
LENÇO 
Para andar de camelo e explorar as dunas, super importante! Isto porque a areia no deserto é super super super fininha e levanta muito facilmente, o lenço a volta da cabeça ajuda a proteger os olhos da areia e do nariz. Qualquer local vos ajudará a colocar o lenço como só eles sabem fazer. 
 
CAMINHO 
Os últimos km antes de chegar ao deserto são em terra batida no meio do nada e em areia pelo que o caminho é bastante atribulado. Demora mais tempo e por vezes parece que andamos perdidos porque estamos literalmente no meio do nada, mas nada como um bocadinho de aventura para tornar a viagem ainda mais divertida. O nosso guia era um excelente condutor e ainda assim tivemos uma mini aventura no caminho de volta quando ficámos enterrados nas dunas que pode acontecer e por isso, nada de pânico e toca a meter mãos à obra e ajudar a escavar para tirar o 4x4 do meio do deserto. 
 
 

1 comentário

Comentar post