Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIX, blog

Diário de Viagem # O segundo dia a caminho do deserto

07.04.18 | Joana Carreira
10h da manhã já na rota para o deserto do Sahara! Chegamos ao deserto por volta das 16h30 da tarde mas antes disso, umas paragens pelo caminho para conhecer um pouco mais das culturas locais e de algumas aldeias a caminho de Chigaga. 
 

sahara.png

 

Uma delas e a que mais me fascinou foi Tamegroute, uma vila pequena que significa “a última paragem antes do deserto” onde podemos encontrar uma biblioteca com livros escritos à mão que remontam a 1063. Nesta pequena biblioteca estava um senhor de idade, super engraçado que nos fez a tour pela biblioteca e nos mostrou alguns dos deles como livros de astrologia, matemática, poesia ou até mesmo dicionários! 
 
 
Nesta vila encontramos também 6 pequenas mesquitas, que servem não só para as rezas habituais, mas também uma delas dedicada a penas a pessoas com problemas físicos ou mentais e que procuram ajudam ou cura na religião. 
 
Depois disto, visitamos esta pequena vila a fundo, estivemos com algumas crianças que nos ensinaram a fazer matraquilhos com uma caixa de cartão e umas canas e com algumas famílias que nos mostraram como faziam cerâmica, como pintam com os pigmentos naturais extraídos da henna, índigo, rosas entre outras plantas. Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora, perceber a realidade destas pessoas, poder estar com elas e aprender um pouco mais sobre o dia-a-dia delas. Sem dúvida uma experiência a repetir e quem sabe, durante mais tempo. 
 
Alguns quilómetros depois, desta vez em terra batida e muita areia, chegamos ao deserto! Pelo caminho vimos imensos camelos em estado selvagem, apanhamos ainda a época das crias de camelos, alguns deles com o 4/5 dias, absolutamente amorosos, super calminhos e tornaram a paisagem ainda mais especial. 
 
Por fim, a última paragem, Erg Chigaga Luxury Camp um acampamento no início do deserto do Sahara que nos acolheu super bem. 
 

1 comentário

Comentar post