Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

18
Mar16

E a vossa, qual seria?



Há parcerias e ideias muito originais, diferentes e que fazem todo o sentido. Desde 2012 que o Canal História tem vindo a lançar desafios gastronómicos a alguns dos melhores chefs portugueses, mais ou menos por esta altura do ano o Canal História desafia um chef de renome a recriar a sua Última Ceia. Para este ano, o Chef que aceitou este desafio foi o Chef Henrique Sá Pessoa. Foi a convite de ambos que fui conhecer o menu que o Chef projectou para os ser 12 discípulos, no fundo as 12 pessoas que mais o influenciam a nível pessoal e profissional. A proposta do chef surpreendeu-me bastante, sendo que utilizou alguns ingredientes na última ceia, privilegiando ainda produtos nacionais e claro, as técnicas que usa habitualmente na sua cozinha.














Para começarmos, um pão de alfarroba com manteiga fumada e azeite - uma combinação bem portuguesa, mas com um toque de inovação, nem sempre vemos pão de alfarroba e a combinação do amargo com a manteiga foi uma das combinações de que mais gostei.

Depois, para a entrada apresentada foi cavala marinada em salmoura com vinagre de maçã, pickles e óleo de mostarda, super suave e perfeita para abrir o paladar. O prato de peixe, para mim foi o meu favorito confesso, um filete de peixe-galo glaceado com mel, gengibre, alho francês queimado, avelãs e tâmaras. Para o prato de carne, a escolha foi o lombo de borrego com pinhões e molho de pimenta, tudo isto a acompanhar com um vinho tinto com a mesma estrutura e com um puré de maçã para suavizar a mistura. E no que toca a sobremesa, um bolo de frutos secos e especiarias com gelado de gengibre e nozes caramelizadas, yummmmmm.



Hoje, dia 18 de março estreia em exclusivo o programa especial "A ÚLTIMA CEIA" que foi gravado a na cozinha do restaurante Alma do Chef Henrique Sá Pessoa e que vos mostra como é que o Chef pensou nos pratos e como é que tudo foi confeccionado. Um ambiente bem descontraído e divertido e que vale bem a pena espreitar. Para além disto, este menu estará também disponível no cardápio do restaurante Alma (Baixa Chiado). Gosto muito deste tipo de cozinha, até porque experimentámos sabores, texturas e combinações novas, para além de termos a oportunidade de conhecer um pouco mais o chef através das suas criações.

__
Alma (Baixa Chiado)
Rua Anchieta, 15
1200-023, Lisboa

Terça - Domingo 12h-15h & 19h-23h
Telf.:  213 470 650

PUB