Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

30
Nov17

Estrias, o que são? Como surgem?

Quando se verificam oscilações ou perda de peso, é normal que apareçam algumas estrias. Com a minha perda de peso elas apareceram e este foi um tema que gerou algumas dúvidas. Recebi várias mensagens e emails a perguntar se fiquei com muitas marcas e estrias e o que usei para as atenuar. Pois bem, o tema do post de hoje é precisamente sobre isto, estrias. O que são, como surgem e como podemos minimizar a sua aparência. 

bioil-2.jpg

 

  

o que são? 

As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas ou do colagénio da pele. Estas pequenas linhas que aparecem em zonas específicas são formadas por causa da diminuição da espessura das duas camadas da pele, neste caso da derme e da epiderme. Podemos detectar dois tipos de estrias, as estrias brancas e as estrias escuras ou mais arroxeadas. 

 

como surgem?

Normalmente as estrias aparecem devido a oscilações de peso, que podem ocorrer pelas mais variadas razões, desde fatores genéticos, hormonais, gravidez, operações para aumento de peito, entre outras. Acontece muitas vezes durante a adolescência, com o desenvolvimento do corpo de forma mais rápida ou quando há um aumento ou perda de peso muito repentino, ou num curto espaço de tempo. Durante a gravidez, as estrias são quase inevitáveis e, por isso, é importante termos cuidados redobrados com a pele nesta fase. Os locais mais comuns onde podemos encontrar estrias são nas coxas, glúteos, na lateral do peito ou na zona do abdómen. 

 

 

como prevenir o seu aparecimento ou minimizar a sua aparência? 

A correta hidratação da pele no dia-a-dia é uma das formas de prevenir o aparecimento de estrias. Contudo, quando estas já são uma realidade é possível minimizar a sua aparência, tornando-as mais imperceptíveis. Não conseguimos eliminar as estrias na totalidade, mas conseguimos uniformizar o tom da pele e tentar melhorar o aspecto da mesma. Hoje em dia existem várias soluções que ajudam a melhorar a aparência das estrias, mas cada caso é um caso e tudo depende da genética de cada um, da produção de colagénio, da etnia, da idade e do estado das estrias - antigas ou mais recentes. Bio-Oil, por exemplo, é um produto que ajuda a melhorar a aparência de estrias antigas e recentes no corpo. É um óleo de absorção super rápida, que combina extratos de plantas e vitaminas e que não só ajuda a uniformizar o tom e textura das estrias, como hidrata profundamente a nossa pele prevenindo o seu aparecimento. É, por isso, um dos produtos utilizados contra as estrias e podem encontra-lo à venda em farmácias e espaços de saúde. 

 

 

 

 

PUB