Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sketchbook SIX

05
Ago14

GRÉCIA: Antes de viajar

 

 

 
 
Como sabem estive uns dias na Grécia, este ano foi o país eleito para viajar. Já há muito tempo que queria conhecer Santorini e de facto foi um sonho, superou as minhas expectativas. Estivemos cerca de 12 dias fora, visitámos Atenas, Santorini e Mykonos. 
 
A viagem à Grécia, isto é, com visita às ilhas, requer muita organização. Em primeiro lugar perceber se há voos para as ilhas que querem conhecer, ou se preferirem, façam como nós fizemos que voámos até Atenas com a TAP e posteriormente fomos de barco até às ilhas, Santorini em primeiro lugar e depois Mykonos. 
 
 



Santorini
 
 
 
 
 
  • METEOROLOGIA

Antes de pensarem em ir à Grécia convém verem o estado do tempo e se não vão viajar na altura do Mistral, um vento de alta densidade que pode fazer com que os vossos dias de praia sejam arruinados. No geral a Grécia é muito quente, as noites de verão são autênticas, daquelas que não temos em Portugal há muitos anos. Em Atenas chegámos a apanhar 33C às 2h da manhã. Na altura em que fomos apanhámos um tempo super abafado por isso, consultem o estado do tempo para perceberem que tipo de roupa devem levar, de preferência confortável e fresca.

 
 
  • ILHAS E DURAÇÃO VIAGEM

 

 
Em Atenas podem sair do aeroporto de várias maneiras, de taxi, de transfer do hotel (depende do hotel onde ficam) ou de metro. Para as ilhas, sugiro que apanhem o ferry, existem vários com diferentes horários (aqui). A viagem de Atenas para Santorini durou cerca de 5h, na Grécia a pontualidade não existe, chegam sempre um pouco atrasados aos locais e a viagem de Santorini para Mykonos durou cerca de 3h/3h30. 
 
 
  • TRANSPORTE/DESLOCAÇÃO

 

 
Nas ilhas sugiro que ou fiquem num bom hotel com serviço de transfer para o hotel ou então que aluguem um carro, isto se forem viajar com alguém que já conheça minimamente a ilha. Em Santorini e em Mykonos tivemos transfer do hotel que nos foi buscar ao porto e posteriormente alugámos um carro, o meu pai já lá tinha estado e conhecia minimamente as ilhas. Podem ainda alugar uma Moto4 ou andarem de autocarro para irem para as principais praias. Se alugarem um carro, aconselho-vos a que tenham bastante cuidado a andar nas estradas, não há praticamente sinalização ou quando há, não é muito respeitada, uma verdadeira aventura. 
 
 
Angels&Stars Santorini
 
 
  • ONDE FICAR

Em Atenas ficámos no Hotel NJV Athens Plaza Hotel (aqui), um Hotel de 5 estrelas em Syntagma Square mesmo no centro da cidade e a poucos minutos da Plaka. Em Santorini ficámos no hotel Angels&Stars  (aqui), um hotel super bonito com uma vista extraordinária para o vulcão e a poucos minutos a pé de Fira. Já em Mykonos, o hotel eleito foi o Myconian Ambassador (aqui), também 5 estrelas e um pouco mais longe das praias principais (Super Paradise e Paradise) e do centro, mas como alugámos um carro foi mais fácil.

 
 
  • O QUE VER

 

No geral, Atenas não tem muita coisa para ver, não podem deixar de visitar a Acrópole, o Monte Lykavittos e a Plaka, onde estão os restaurantes e as ruas típicas de Atenas. 
 
Em Santorini não podem deixar de fazer uma viagem de catamaran, super divertida, que vos leva a visitar as principais praias - Black Beach, White Beach e a Caldeira entre algumas praias privadas. Há várias agências que fazem, há tours privadas, semi-privadas que levam 8 a 10 pessoas no máximo que foi a que eu fiz e ainda outras tours com preços mais em conta. Em Santorini não podem ainda deixar de visitar Oia, uma vila espectacular e ver o sunset por lá, um dos mais bonitos que já vi até hoje, visitar Fira para a vida nocturna, jantares etc.
 
Em Mykonos, não podem deixar de visitar as praias Elia Beach, Paradise Beach, Super Paradise e Kalafti Beach. Para além disso não podem deixar de ir ao centro de Mykonos aos restaurantes, aos mil bares diferentes, obrigatório ir ao bar Caprice e a Little Venice. A noite em Mykonos é muito animada, se forem viajar com amigos, Mykonos é o local ideal para se divertirem até às tantas, há festas todas as noites numa praia diferente, sendo que as maiores e com mais adesão são as da Paradise Beach, festas ao final da tarde que se prolongam com DJ's pela noite dentro.
 
 
 
 
  • O QUE COMER

 

Na Grécia a comida é para além de maravilhosa, muito marisco, muito peixe e muita cozinha mediterrânea. Obrigatório comer polvo, salada de beringela, queijo feta no forno com pão pita e tomate seco, salada grega, moussaka e fruta, muita fruta. Vão encontrar muitos pratos italianos que são deliciosos, e ainda não podem deixar de comer ao pequeno-almoço o verdadeiro iogurte grego e de provar como sobremesa os frozen yogurts ou gelados artesanais.
 
Para já é isto, vou preparando os posts com as fotografias dos vários dias para que não percam nada desta viagem! Enquanto os posts não vão saindo podem ir espreitando algumas imagens aqui e aqui.

7 comentários

Comentar post

PUB