Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sketchbook SIX

05
Out16

INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES # Como saber?

Nutrition_stripped-Whole_foods-12.jpg

 

Na semana passada partilhei convosco no snapchat que tinha ido fazer um teste de intolerâncias alimentares e hoje falo-vos um bocadinho sobre essa experiência, porque é que decidi fazer, de onde é que o podem fazer e como é que tudo se processa. Ficam com uma espécie de guia de tudo o que precisam de saber sobre este teste, sintomas de intolerâncias alimentares entre outras coisas. 

 

 

# O QUE SÃO INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES?

Antes de falarmos sobre o teste em si é preciso falarmos sobre o que são as intolerâncias alimentares, no que consistem porque podemos muitas vezes confundir com reacções alérgicas e são bastante diferentes. Normalmente as reacções alérgicas são mais imediatas, enquanto que as intolerâncias alimentares são mais difíceis de detectar, uma vez que não apresentam uma reacção imediata, normalmente ocorrem entre 8 a 72 horas depois da ingestão de um determinado tipo de alimento. Estima-se que cerca de 20 a 35% da população sofra de algum tipo de intolerância alimentar crónica a determinados alimentos e ao fazermos o teste vamos conseguir detectar quais e conseguirmos atenuar sintomas como perturbações gastrointestinais, alterações psicológicas, problemas neurológicos, respiratórios entre outros. 

 

# SINTOMAS DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

Ultimamente ouvimos que há cada vez mais casos de intolerância à lactose, e para além disso há muitos outros alimentos que nos podem provocar algumas perturbações. Quais é que são então os sintomas? Alguns deles envolvem dores ou cólicas abdominais, prisão de ventre, diarreia, inchaço abdominal, síndrome do cólon irritável, ansiedade, letargia, depressão, fadiga, hiperatividade, acne, eczema, psoríase, prurido, urticária, dor de cabeça, enxaqueca, tonturas, vertigens, retenção de líquidos, obesidade, etc.

 

Pode ser um bom começo se notarem que têm algum destes sintomas com alguma frequência depois de ingerirem algum alimento em concreto pode ser um bom ponto de partida para perceberem se devem ou não fazer o teste. 

 

# PORQUE É QUE DECIDI FAZER? 

Pois bem, no meu caso decidi fazer precisamente por sentir o estomago mais dilatado e indisposição após a ingestão de iogurtes e outros produtos lácteos. Ás vezes demoro muito tempo a fazer digestão e fico mal disposta e este teste vem despistar e assinalar quais os alimentos que posso consumir e outros aos quais sou intolerante. A minha mãe por exemplo deu-lhe intolerância ao chá verde. Podem ser alimentos que nem fazemos ideia que nos possam causar algum tipo de desconforto e perturbação e é sempre bom fazermos este teste para conseguirmos adaptar a nossa dieta e a nossa alimentação para também termos uma melhor qualidade de vida. 

 

# NO QUE CONSISTE? 

O teste consiste numa simples colheita de sangue numa primeira fase. Desloquei-me ao LabCo da Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, fui em jejum e fiz uma colheita de sangue. A colheita é depois analisada no laboratório e através dele avalia a sua hipersensibilidade a mais de 200 alimentos da dieta mediterrânica (frutas, legumes, carnes, produtos lacteos entre outros que podem consultar aqui). Os resultados podem vir depois por email, ser levantados nos laboratórios ou enviados por carta para casa. No meu caso, pedi para os resultados serem enviado por email e é um teste muito fácil de analisar porque é através de um código de cores que indica quais os alimentos recomendados, não recomendados, a evitar e proibidos.

 

# QUAIS AS MAIS VALIAS? 

A principal mais valia do teste é sabermos quais os alimentos que devemos e não devemos ingerir. Quando estava a fazer a colheita, a enfermeira que lá estava contou-me que o teste a ela lhe tinha dado uma intolerância a ovos e que ao retirar da sua alimentação emagreceu imediatamente. O mesmo acontece com os iogurtes ou outro tipo de alimento que possam estar a causar outro tipo de sintoma acima mencionado. 

 

# ONDE POSSO FAZER?

Há vários laboratórios espalhados pelo país que o fazem, fiz o meu no LabCo da Avenida Columbano Bordalo Pinheiro em Lisboa mas podem consultar todos os laboratórios onde o podem fazer (aqui). Depois os resultados são enviados para casa, os meus chegam dia 26 de Outubro mais ou menos, demoram cerca de 3 semanas a chegar e depois comunico quais os resultados. 

 

_

ph via The Coveteur

 

 

 

 

7 comentários

Comentar post

PUB