Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

07
Dez15

Leiria // roteiro



Mais uma semana que começa e eu ainda a pensar no fim-de-semana que passou. Aproveitámos o bom tempo para passear por Leiria e conhecer a cidade que me era totalmente desconhecida, fiquei super surpreendida pela positiva. Não conhecia e adorei ver e conhecer um pouco melhor este cantinho de Portugal que é tão especial. As ruas arranjadas, lojas diferentes, modernas e divertidas, espaços cuidados, jardins com esplanadas, museus e muito por onde explorar. 








Onde ficar?
Ficámos no Tryp Leiria, um hotel de quatro estrelas do grupo Meliã que está muito bem localizado. Um hotel confortável, perto de tudo, com 70 quartos totalmente equipados com tudo o que precisamos: televisão, ar condicionado, mini-bar, secador de cabelo, produtos de higiene entre outros. Confesso que fiquei encantada com a casa-de-banho, super moderna e minimalista e o conforto das camas que é incrível, até podemos encontrar um menu de almofadas! 

O hotel encontra-se perto de tudo, numa zona residencial e com uma vista para o castelo de Leiria, uma das principais atracções da cidade. O roteiro de sábado começou cedo, depois de um pequeno-almoço óptimo com tudo aquilo que esperamos de um pequeno-almoço de hotel: ovos, bacon, salsichas, fruta, cereais, pães, bolos, croissants, iogurtes, sumos, fiambre, queijo, frutos secos entre muitas outras coisas deliciosas. 





O que fazer?
Começámos com uma visita guiada pela cidade, conhecemos um pouco da história de Leiria e andámos a explorar as ruas típicas, não podíamos deixar de destacar a rua direita e posteriormente a visita ao museu de Leiria que esconde muitas peças arqueológicas importantes e um museu muito interactivo. Posteriormente espreitámos uma igreja super bonita e seguimos para o almoço. Depois de almoço, seguimos para o centro de Leiria onde fomos espreitar a pista de gelo especialmente montada dentro do mercado nesta altura do natal. Leiria recebeu este ano a Vila Natal e a pista de gelo é uma das atracções principais, um programa divertido para fazer com os amigos ou com a família. E claro, ao final da tarde uma voltinha de Karts no Kartódromo Internacional de Leiria.

O castelo de Leiria ou o pinhal de Leiria são também duas das atracções e que valem mesmo a pena a visitar. Aqui por perto também podem sempre visitar a praia de S.Pedro de Moel ou até mesmo dar um saltinho à Nazaré. 






Onde comer?
Um dos restaurantes mais giros e onde se comeu maravilhosamente: Matilde Noca. Um restaurante no cimo de uma colina com uma vista incrível, mesmo de frente para o castelo de Leiria. O que é certo é que em termos gastronómicos nunca ficamos mal servidos, Portugal tem sem dúvida comida deliciosa e o Matilde Noca não é excepção. Eu tinha-me ficado logo pelas entradas, todas deliciosas. Trouxeram-nos um prato com várias entradas diferentes, salada de polvo, pataniscas, croquetes, cogumelos panados, azeitonas, moelas, orelha de porco, rissóis.. E claro para acompanhar uma broa maravilhosa com paté de atum que fez as nossas delícias. Podemos passar para as sobremesas? A mousse de chocolate era... INCRÍVEL! Super cremosa e leve.  Destaco ainda o facto de haver opções vegetarianas, pratos tipicamente portugueses mas feitos tofu ou soja. 

O restaurante do hotel TRYP, Bistrô, foi o local escolhido para jantar na sexta-feira à noite e no sábado. Um restaurante à base de grelhados e com inspirações na cozinha típica francesa e portuguesa. Aqui encontramos uma carta bastante variada, desde carta para petiscos, opções vegetarianas, sem glúten, sem lactose, ou para diabéticos. No primeiro jantar, foi à carta e no jantar de sábado à noite, jantar buffet: DELICIOSO! Aconselho especialmente os croquetes de alheira, a gelatina de polvo (nas entradas), a salada com maçã, aipo e nozes e ... o arroz de frutos secos! Fiquei obcecada com este arroz, absolutamente fantástico. 

Ao final da noite, o Gin's Bar no Lounge to hotel é uma opção perfeita para quem gosta de ficar no relax e provar algumas das sugestões do hotel. O hotel é de facto muito confortável mesmo e super acolhedor, perfeito para um fim-de-semana a dois e ideal para descansar ao final do dia depois de um dia longo a visitar e a explorar as redondezas. 

Vida Nocturna? 
Durante o fim-de-semana encontrámos muita animação nas ruas, a Vila Natal e esta altura do ano acaba por atrair muitas pessoas à rua. No centro de Leiria podemos também encontrar vários bares divertidos e bem animados para beber uns copos e estar um pouco com os amigos e aproveitar o fim-de-semana ao máximo.

Fiquei super surpreendida com a cidade, o que é certo é que Portugal tem tantos cantinhos bonitos por descobrir e todos eles tão especiais que valem bem a pena explorar. Leiria surpreendeu-me muito pela positiva, não só por estar modernizada, mas também por estar cheia de coisas giras, novas e diferentes. Aqui ficam as dicas para visitarem a cidade, vale bem a pena. 

PUB