Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

17
Set15

O ataque de meia-noite ao frigorífico



... Não sou a única que fica acordada até tarde, principalmente agora com HBO em Portugal e a chegada da Netflix vai ser caótico, perfeito para aqueles ataques de meia-noite ao frigorífico ou à despensa que acabam por se tornar fatais. No entanto, ficar muitas horas sem comer também não é bom, vai fazer com que comamos mais de manhã  tenhamos mais fome ou que o nosso organismo não consiga separar os nutrientes a reter e retenha tudo, até o que não é suposto. 

Devemos ou não comer antes de ir dormir? O que devemos comer na ceia? O que ter no frigorifico para estes ataques de meia-noite?

Pois bem, é certo que devemos comer à pouco, o corpo precisa de descanso e durante a noite não vamos queimar tantas calorias como durante o dia. Contudo há sempre qualquer coisa que podemos comer antes de dormir, sendo que o primeiro truque é eliminar tudo aquilo que nos é tentador e rechear a cozinha com coisas que podemos efectivamente comer.

# GELATINA
De preferência as gelatinas da Royal que têm 10 kcal cada e há vários sabores à venda, costumo ter sempre no frigorifico para estes ataques de meia-noite ou para misturar com lanches da tarde (com iogurte fica delicioso). O facto de ser doce vai evitar com que ataquemos outros alimentos como chocolates ou bolachas, ou pelos menos devia de ser assim. Eu sei que nada sabe melhor do que um chocolate, mas vá meninas, façamos um esforço. 

# BAGAS GOJI, NOZES ou CHIA
Atenção aos frutos e Às sementes, são bastante calóricas, mas se ingeridas com moderação acabam por nos deixar saciadas durante muito mais tempo. Aliás, um dos conselhos de muitos nutricionistas é o de ingerir duas a três nozes quando sentimos muita fome, ao ingerirmos frutos secos ricos em proteínas e gorduras chamadas de "gorduras boas" vamos enganar o organismo e saciá-lo eà hora de alvitando chegar moço e atacarmos a primeira coisa que vrimos na mesa. Já as bagas de Goji são doces e acabam por enganar um pouco o desejo por comer doces, é um dos snacks de eleição aqui por casa. 

# QUARK
Apesar de ser um queijo magro, devemos ingerir com moderação pois contém lactose. Apesar de ser altamente rico em proteínas e baixo em gorduras, a lactose - um tipo de açúcar encontrado no leite e derivados, acaba por se acumular no nosso organismo e não são eliminadas formando algumas gordurinhas indesejadas. Podemos misturar com outros alimentos como uma ou duas nozes para um snack saudável e que nos deixa saciadas durante mais tempo. 

# IOGURTE MAGRO
Segue o mesmo pensamento do que o quark, visto que é um derivado do leite e contém lactose. Apesar de existirem já opções sem lactose, acaba por ser um snack saudável. Um iogurte magro sabe bem antes de dormir, principalmente no verão. Foi um dos snacks que acabei por começar a comer e a evitar atacar a fruta, que contém frutose e não é aconselhada ser ingerida à noite. Podem juntar uma colher de Chia que contém algumas proteínas e fibras e acabam por nos dar a sensação de saciedade durante mais tempo.

Há pouco tempo comecei a perceber que estava a comer fruta em demasia, sim! Principalmente à noite o que me deixou com algumas gordurinhas acumuladas, juntamente com isto tinha o hábito terrível de comer uma mão de cereais à noite, apesar de serem integrais acabam por ser hidratos de carbono que quando ingeridos à noite acabam por não ser benéficos para quem quer emagrecer ou manter o peso. Comecei a sentir-me mais inchada devido à ingestão em excesso destes alimentos que contém frutos e glúten que nos deixam mais cheias e com gordurinhas instaladas. Agora pronto, com o regresso ao Holmes Place  e as dicas certas, já sabemos o que comer antes de dormir, toca a rechear a despensa com estas coisas boas. 

PUB