Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

17
Nov17

O meu primeiro queijo vegan

Há uns tempos partilhei no meu instastories o resultado do meu primeiro queijo vegan. Depois da minha terceira consulta com a Lillian Barros, uma das coisas que ela me introduziu foram precisamente estas opções de "queijos" como uma opção de um snack da tarde e por isso, decidi colocar mãos à obra e procurar algumas receitas para experimentar. Esta foi só a primeira e correu muito bem, pelo menos adorei o resultado final.

 

vegancheese-3.jpg

 

 

Podemos encontrar uma série de receitas deste tipo de queijos no Pinterest, aliás, hoje em dia encontramos um pouco de tudo por lá. Esta é bem fácil, demora apenas algum tempo a fazer pois há várias fases que são fundamentais cumprir para que fique com este aspecto. Para 2 queijos, fiz a receita abaixo

 

 

ingredientes

150gr de amêndoas cruas sem pele

45ml de azeite virgem

40ml de sumo de limão

1 dentes de alho

sal grosso a gosto

150ml de água

 

Comecei por colocar as amendoas cruas sem pele num recipiente com água e deixar durante a noite de molho. Desta forma as amêndoas vão soltar uma espécie de goma e vão ficar mais moles, dando a textura e consistência que queremos ao queijo.

No dia seguinte escorro as amêndoas e coloco num blender juntamente com os restantes ingredientes: sumo de limão, o alho, sal grosso e água. Trituramos tudo até opter uma textura cremosa e com aspecto de queijo fresco batido. De seguida retiramos a mistura do blender e colocamos num escorregor do arroz, podem colocar naqueles tecidos próprios para fazer queijo, mas como não tinha, usei um escorredor de arroz que faz o mesmo efeito. A ideia é colocar durante a noite no frigorífico a mistura no escorredor e com um recipiente por baixo para que saia a água em excesso. No dia seguinte levamos ao forno a 180ºC durante cerca de 40minutos. Vai ficar mais douradinho por fora e super cremoso por dentro. Depois é só saborear! 

 

Podem ainda adicionar algumas ervas aromáticas a esta mistura para ficar ainda mais especial. A próxima receita vai certamente incluir algumas ervas que o vão deixar ainda mais saboroso. 

 

PUB