Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

15
Out17

Olheiras: o que são, como aparecem e principais causas

KIEHLS.png

 

 

Infelizmente é algo que todos nós já tivemos ou temos com alguma frequência. Sabemos que aparecem como consequência a vários factores: noites mal dormidas, cansaço, stress ou até mesmo falta de cuidados com o rosto. Na teoria sabemos o que são e porque aparecem, mas será que sabemos como surgem? O post de hoje fala precisamente sobre isto:

 

tudo o que precisamos de saber sobre olheiras, como aparecem, quais as principais causas e o que são na realidade. 

 

 

Associamos as olheiras a noites mal dormidas ou cansaço, mas por vezes existem outros factores que também contribuem para o aparecimento das mesmas. Hoje em dia temos imensos tratamentos para este problema, contudo, sem entendermos qual é realmente a causa das mesmas, esses tratamentos de nada nos servem e por isso é necessário encontrarmos quais os factores que influenciam o aparecimento das mesmas e tentar perceber, desta forma qual o melhor tratamento para combater os malditos "dark circles".  As causas mais comuns são: hereditariedade, alergias, asma ou eczemas, anemia, medicamentos, fadiga ou idade.

 

Na maioria dos casos, as olheiras são nada mais nada menos do que vasos sanguíneos que podem ser vistos facilmente através da pele, isto porque a pele nesta zona do rosto é muito mais fina e frágil do que em qualquer outra zona, perto de 0,5 mm de espessura em comparação com os 2mm das outras áreas. Conseguimos ver estes vasos sanguíneos mais facilmente quando o sangue passa através de grandes veias que ficam à superfície da pele e desta forma produz uma tonalidade azulada. Quanto mais clara a pele fôr mais evidentes e mais escuras são as olheiras. Para quem sofre de alergias, asma ou eczemas ou qualquer outra reacção que nos provoque algum ardor ou afecte os olhos - quem nunca teve um ataque de alergias? - pode de alguma forma contribuir para a formação de olheiras. Há ainda algumas reacções a alimentos da parte do nosso organismo que podem desencadear esta dilatação dos vasos sanguíneos e por sua vez provocar um efeito de olheiras indesejado. Outras doenças associadas com carências alimentares ou de nutrientes como a anemia podem contribuir para a descoloração da área debaixo dos olhos, a falta de ferro dificulta a distribuição do oxigénio a todos os tecidos do nosso corpo e pode original no escurecimento desta zona do rosto. Há ainda alguns medicamentos e reacções a medicação que podem causar olheiras, devido a uma dilatação ou aumento do fluxo sanguíneo. 

 

A mais comum é sem dúvida a fadiga ou um estilo de vida mais acelarado que provocam a palidez no rosto e por sua vez o aparecimento de olheiras e de uma zona mais escura. Com o passar do tempo, as olheiras tornam-se mais visiveis e cada vez mais permanentes, especialmente por causa da perda de colágeno, tornando esta zona do rosto ainda mais fina e translúcida. 

 

 

 

PUB