Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

06
Mar16

Oopsies!


... ou também conhecidos como o pão lowcarb ou cloudbread

Para quem segue ou quer seguir uma dieta low carb ou um estilo de vida paleo há uma série de coisas que vai ter de adaptar, no entanto não vamos deixar de comer coisas de que gostamos, simplesmente tentar reproduzir com outros ingredientes e outras misturas. Hoje trago-vos uma espécie de pão que é muito usado e conhecido nas dietas lowcarb e paleo, os chamados Oopsies.

São super fáceis de fazer e muito versáteis, sendo que podem servir de base para sandes, pizzas, salgados, doces, panquecas entre muitas outras coisas. Imaginação não falta e além do mais cada Oopsie tem à volta de 30cal cada. A minha combinação favorita? Oopsies barrados com queijo creme e salmão fumado com cebolinho, uma refeição lowcarb super deliciosa. 


ingredientes (12 Oopsies)
3 ovos
90gr de Iogurte Grego ou Cream Cheese
Pitada de Sal 
Sementes ou ervas aromáticas a gosto

let's Oopsie this up!
  • Pré-aquecer o forno a 160ºC;
  • Separar as claras das gemas dos ovos;
  • Bater as claras em castelo com uma pitada de sal até ficarem bem fofas;
  • Misturar as claras com o iogurte grego ou cream cheese;
  • Envolver as claras em castelo no creme das claras com o iogurte, bem devagar sempre debaixo para cima para que não perca muito o ar e a textura leve e fofa;
  • Forrar um tabuleiro do forno com papel vegetal e pincelar com azeite para que não agarre;
  • Colocar pequenas quantidade de massa pelo tabuleiro, podem usar uma colher para que seja mais fácil (a receita dá para cerca de 12 Oopsies);
  • Adicionar umas sementes ou ervas aromáticas por cima;
  • Levar ao forno entre 20 a 25minutos por 160ºC ou até ficarem dourados;

No meu caso acabei por usar iogurte grego sem lactose que tinha aqui em casa, mas a receita é bastante versátil e podem usar iogurte grego normal, queijo creme, mascarpone... É só uma questão de experimentarem. Depois disto podem armazenar durante 1 ou dois dias fora do frigorifico, se fizerem quantidades para guardarem, fechem num saco hermético sem ar e guardem no frigorifico. 

Depois é so experimentarem: mini-pizzas, panquecas, brunch, lanches, pequenos-almoços, snacks, hamburgueres, sandes, tostas... o que quiserem.



PUB