Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

04
Abr16

Os benefícios do chá



Todas sabemos que o chá nos faz bem, mas será que sabemos mesmo quais os principais benefícios?

Por algum motivo o chá é considerado um medicamento natural e durante séculos e séculos que tem vindo a fazer parte da nossa alimentação um pouco por todo o mundo e incluido nas mais variadas culturas. Quando estamos doentes, os chás e as torradas são a combinação que nunca falha e que nos faz sentirmo-nos melhores não é? Quando estamos constipadas, um chá com mel e limão é outro dos remédios caseiros. Desde sempre que me habituei a beber chá e nos últimos anos tem feito parte do meu dia-a-dia porque tem inúmeros benefícios e acabamos por inclui-lo facilmente nas nossas rotinas.

#benefícios
Há inúmeros benefícios no chá, para além dos seus poderosos antioxidantes, os polifenois, o chá ajuda ainda a melhorar os níveis de concentração, aumenta os níveis de energia (chá verde, chá preto...) ou ajuda a acalmar e a fazer a digestão (camomila), ajuda na prevenção da diabetes, desintoxica o organismo, previne contra doenças como o cancro, combate a retenção de líquidos e hidrata o nosso organismo. 

#qual escolher?
Há mil e um sabores, por algum motivo até à espaços só de venda de chás, porque as combinações são infinitas. No entanto, quais é que são os chás ideais para tratarmos problemas específicos? A camomila tem propriedades tranquilizantes e é mais indicada para bebermos à noite ou quando precisamos de acalmar o estômago - óptimo para noites bem dormidas e ajudar na digestão. A cidreira é perfeita para combater cólicas e ainda para combater estados de nervosismo ou de insónias - uma das coisas mais frequentes ultimamente, certo girls? Para quem precisa de energia e de uma digestão mais rápida, o chá de gengibre é perfeito. Para um bom funcionamento dos intestinos, o chá de hortelã ou de menta é perfeito para o efeito. Chá de maçã, é delicioso e perfeito também para ajudar na digestão e outro que ajuda a noites bem dormidas e o chá valeriana que é frequentemente aconselhado e que substitui muitas vezes os compridos de dormir. O chá verde é perfeito para acelerar o metabolismo, reduzir a gordura abdominal e para dar energia. 


Obviamente que as saquetas de chá ou as infusões de ervas são sempre as que são consideradas saudáveis, sem nada adicionado. Devemos deixar o chá actuar com água a ferver entre 3 a 5 minutos e se não o conseguirem beber sem algo doce, tentem trocar o açúcar por mel ou por um pau de canela. São adoçantes naturais e acaba por ser bem mais benéfico para o organismo do que o açúcar (seja ele o refinado ou o amarelo). Se estiverem a tentar cortar na cafeína, os chás podem ser uma óptima opção ao café e podem "trabalhar a intensidade" consoante o tempo que deixam actuar a saqueta na chávena ou no bule. Além de tudo isto, é muito fácil incluirmos chás na nossa rotina, praticamente todos os restaurantes e cafés de hoje em dia já têm chás nos menus e que podemos pedir. 




PUB