Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIX, blog

Primeiras rugas, como assim?

14.12.14 | Joana Carreira


É algo que nos preocupa a todas, apesar de ser apenas entre os 30 e os 40 anos que osprimeiros sinais de envelhecimentose tornam mais evidentes, as primeirasrugas ou rugas de expressãonotam-se quando o rosto estáem movimento e desaparecemao fim de algum tempo, principalmente quando passamos por uma noite bem dormida, no entanto, convémcuidar delas o quanto antes. Evitar e tratar das primeiras rugas assim que aparecem é essencial para que não setornem demasiado visíveis nem se acentuem demasiado ao longo do tempo. 

Sem dúvida que as rugas de expressão são o prenúncio que o envelhecimento está a chegar - todas nós já nos olhámos ao espelho e já notámos algumas linhas, na testa, à volta dos lábios ou até mesmo na zona das olheiras, são rugas de expressão ou de cansaço. Para além destas marcas no rosto, há outros sinais associados, como a alteração do tom e do grão da nossa pele. 

E porque é que isto acontece? O envelhecimento da pele tem várias causas, e é inevitável. Ao longo do tempo a pele vai perdendo espessura e elasticidade, o que explica a formação de pregas ou de marcas que vemos na nossa pele. Outra característica é a modificação do tom da pele, pode estar associada à exposição solar (tal como todas sabemos e daí a importância de usar produtos com factor de protecção durante todo o ano). As alterações hormonais,doenças gerais, poluição, tabaco,acções agressivas crónicas sobrea pele, erros nutricionais, reduzidaprática de exercício físico, horas insuficientesde sono e ainda o  stress do dia-a-dia são outros dos factores que levam ao aparecimento de rugas e do envelhecimento da pele. 

Como devemos então evitar o envelhecimento da pele? Há imensos cremes de noite por algum motivo, até porque é durante a noite que as células se reparam e se renovam, é então o momento ideal para aplicarprodutos que contenham na sua composiçãosubstâncias que combatam ossinais de envelhecimento. 

No entanto, que ingredientes devemos procurar num creme para prevenir o aparecimento das rugas e atrasar o envelhecimento da pele? Devemos procurar ingredientes como os antioxidantes, que aumentam o colagénio, promovema perda dos pigmentos da pele, melhoram a textura, atenuam avisibilidade das pequenasrugas, aumentam afirmeza euniformizam a tez. As vitaminas são também óptimas amigas da pele e óptimos ingredientes que devem ter em conta, por exemplo a vitamina Cé ajuda a regular o colagénio e reduzir a hiperpigmentação. 

Nos próximos dias vou falar um pouco mais sobre este tema, bem como sugerir-vos algumas gamas e produtos que devem usar para combater o envelhecimento precoce da pele.

2 comentários

Comentar post