Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

30
Ago17

(RE) Organizar e voltar ao trabalho!

E estamos de volta ao trabalho, depois de uns dias incríveis a sul do país e uma escapadela de 5 dias até Paris, é hora de voltar à rotina. Hora de reorganizar tudo e de arrancar em força. Para muitas de nós, o mês de Setembro vale mais do que Janeiro no que toca a recomeços - queremos ser ainda mais organizadas, maximizar o nosso tempo ao máximo e ser mais produtivas. 

 

STATIONERY-3.jpg

 

Um dos planos para estas férias que passaram foi ter algum tempo para mim para conseguir ler alguns livros, saber mais sobre alguns temas que me interessam e pesquisar, pesquisar muito. Aproveitar as horas de praia para devorar alguns livros, artigos e saber mais. Um dos tópicos era precisamente sobre algumas dicas de como podemos maximizar o nosso tempo, organizar a nossa vida (com todas as 55 mil tarefas que temos para fazer), como estabelecer mais objectivos, sermos mais produtivos e como o podemos fazer de forma eficaz e eficiente. O truque? DO LESS.

 

 

o método do less

Um dos livros que estive a ler estas férias, Design Your Day fala do método DO LESS. Um método que, à primeira vista, pode ser um pouco contraditório com o facto de querermos ser mais produtivas, mas a verdade é que este método DO LESS esconde vários conceitos por trás. O primeiro passo é Desenhar - o livro fala de desenhar o nosso dia, as nossas tarefas e o nosso ano. Uma das dicas que dão e que achei super útil foi: escolher uma palavra (nome, verbo, adjectivo, o que seja) que vai ser a nossa palavra guia para esse ano. Esta palavra tem de estar sempre na nossa mente, durante todas as nossas escolhas e em momentos de stress - vai ajudar a tomar decisões tendo em conta aquilo que projectamos. O truque, penso que seja precisamente de estabelecermos esta palavra tendo em conta aquilo que queremos para o nosso futuro ou desenvolver nesse ano - familia, carreira, saúde - numa altura em que estejamos mais calmos e com tempo para pensar nela. De seguida vem o passo Organizar (D.O.) que no fundo fala de sabermos organizar o nosso dia, a nossa semana e até mesmo o nosso mês.

 

É algo que costumo fazer, sempre a longo prazo para que consiga gerir imprevistos e facilmente encaixar tendo em conta o que está organizado a longo prazo. Ajuda muito termos um calendário mensal físico onde apontamos tudo - compromissos, tarefas e tempo para nós para que consigamos encaixar tudo o resto tendo em conta o que temos marcado. Organizar é a base de tudo. Tenho um calendário semanal em cima da minha secretária onde vou apontando os meus To Do's e os meus compromissos de forma a que consiga sempre gerir os timmings e os dias da semana em função das cargas de trabalho. Quanto ao resto das letras L.E.S.S, o livro fala em Limit, Edit, Streamline e Stop.

 

Um método que ando a estudar e que ando a querer implementar e que acaba por nos ajudar a ser ainda mais organizadas e produtivas. Se quiserem ler mais sobre este livro, é um livro pequenino e podem comprar na Amazon. Vamos voltar ao trabalho, em força!

 

 

PUB