Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

18
Jan16

RESOLUÇÃO #1 Skincare


São 12 resoluções para cada um 12 meses de 2016

Todos os meses vou partilhando convosco uma resolução diferente, desta maneira talvez a consiga seguir e manter-me fiel às "promessas de meia-noite" que fiz de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro.

Podia começar com less is more, e de certa forma assim será e neste caso em particular, aplicado aos cuidados que temos com a pele. É certo que sabemos que temos olheiras, acne e imperfeições e sabemos todos os passos que temos de fazer para evitar isto, mas nem sempre cumprimos e acabamos por nos desleixarmos - ou não desmaquilhamos como deve ser, ou não usamos creme de noite, ou usamos um mais barato ou até mesmo desactualizado ou fora do prazo de validade.

 A resolução para o mês de Janeiro e que esperemos que consigamos incluir na nossa rotina de beleza é precisamente o de dedicarmos mais tempo ao cuidado da pele, produtos melhores e mais adequados à nossa pele. Afinal de contas a ciência está cada vez mais desenvolvida e os produtos vão sendo actualizados, novas fórmulas e vão aparecendo novas soluções. No meu caso, confesso que nem todas as noites aplico creme de olhos ou creme de noite, acabo sempre por me esquecer e pretendo incluir isso na minha rotina, o mesmo serve para o serúm que faz milagres e maravilhas pela nossa pele.



Quando falamos de skincare a ideia é mesmo a de nos dedicarmos a menos produtos mas mais eficazes e de melhor qualidade. Encontrarmos os produtos certos e mais adequados para a nossa pele, com a ajuda de quem percebe do assunto porque no que toca a cuidados de rosto, é preciso termos sempre algum aconselhamento. Peles oleosas, secas ou mistas... há cada vez mais produtos e acabamos sempre por nos perdermos certo?

Para além disto, estabelecermos uma rotina de limpeza de pele, com gel de limpeza, tónico, ou uma água micelar eficaz, um bom creme hidrante, um exfoliante e as ferramentas certas, como a Clarisonic ou a Foreo Luna por exemplo.

GEL DE LIMPEZA
Seja uma pele oleosa, seca ou mista o gel de limpeza é sem dúvida um passo crucial na limpeza da pele diária. Ao removermos vestígios de maquilhagem ou outras impurezas que a pele vai acumulando com a poluição por exemplo, estamos a tratar da nossa pele e a prevenir o envelhecimento, o aparecimento de impurezas e a deixá-la mais saudável, bonita e cuidada. Não há desculpas para não limparmos o rosto nos dias que correm, há imensas opções super eficazes. Os meus favoritos são o Effaclar da La Roche Posay e o Thristycleanser da Glam Glow.



TÓNICO & ÁGUA MICELAR
Depois da limpeza de pele com o gel de limpeza é necessário aplicarmos um tónico para equilibrar o pH da pele, ajudar a fechar os poros e a retirar ainda alguns restos e impurezas que possam ter ficado acumuladas. Tanto os tónicos como as águas micelares são perfeitas para o efeito. A água micelar então é indicada para as mais preguiçosas, porque ajuda a desmaquilhar também, e neste campo a que vos aconselho é a da Bioderma ou as da Uriage que também são óptimas. Quanto a tónicos? Clinique, Garnier, Lancôme são algumas das marcas favoritas neste campo. A linha de camomila da The Body Shop é óptima também principalmente para peles sensíveis porque tem propriedades apaziguadoras e deixa a pele impecável.




CREME HIDRATANTE
Falemos de cremes e neste campo as hipóteses são muitas, o que interessa é que seja adequado ao vosso tipo de pele e já há cada vez mais apoio nos pontos de venda neste sentido. Para uma pele mais desidratada, optem por um creme mais hidratante, o da Vichy é perfeito para o efeito. Para uma pele oleosa e com acne, aconselho o da La Roche Posay Effaclar Mate ou o da Bioderma que ajuda a fechar os poros e a controlar a oleosidade. As pele mistas, podem optar por um creme mais neutro. A importância do creme é precisamente a de nutrir e hidratar a pele após a limpeza com gel de limpeza, o tónico ou a água micelar.


CREME DE OLHOS 
Aqui sou culpada, acabo sempre por me esquecer, confesso mas é uma das coisas que, tal como referi quero mesmo incluir na minha rotina de limpeza. Não o faço porque não resultam, aliás dos cremes que tenho usado tenho visto grandes resultados e diferenças, mas acabo sempre por me esquecer - vá-se lá perceber isto! Os cremes de olhos são fundamentais, até porque a área em redor dos mesmos é super sensível e necessidade de cuidados específicos. Cremes hidratantes, com propriedades apaziguadoras e calmantes ajudam a reduzir olheiras, desinchar dos papos nos olhos e ajudar a nutrir e tratar da pele em volta dos olhos.

Quais os melhores cremes e tratamentos neste campo? O da Kiehl's de abacate é um dos best-sellers, o Génifique Pearl da Lancôme ou os cremes de olhos da Clinique ou da The Body Shop com Vitamina E.




TRATAMENTO DE NOITE
Servem para acalmar a pele e normalmente acabam por ser sempre em creme ou em serúm para actuar em profundidade e durante a noite. O Midnight Recovery da Kiehl's é um best-seller em todo o mundo, o óleo detox da Caudalie é um dos meus favoritos e o Visionnaire Nuit da Lancôme também. Tratamentos que ajudam a combater o envelhecimento, a repor as células da pele a desintoxicar de todos os agentes externos aos quais a pele esteve exposta durante o dia.


ESFOLIANTE

A exfoliação da pele é cada vez mais importante e muitas das vezes deixamos de lado ou acabamos por nos esquecer deste passo durante a semana, ou não temos tempo, ou fazemos menos vezes do que devíamos. Porque é que é importante? Porque ao esfoliarmos a pele, com um produto adequado claro, estamos a remover as células mortas e a desobstruir os poros, evitando assim que se formem imperfeições na pele, pontos negros e borbulhas. Para além disto trazemos as células novas ao de cima, deixamos a pele respirar e conseguimos limpar com alguma profundidade.

Costumo usar o da Caudalie, L'Oreal ou os da The Body Shop. Ando curiosa para experimentar ainda o da Clinique, Clarins ou da Kiehl's que já tenho lido maravilhas deles também. Aqui ficam algumas sugestões.



BEAUTY TOOLS
Os gadgets de beleza são cada vez mais e cada vez melhores como boas apostas para termos em casa. Sabemos que nem sempre temos tempo para nos dedicarmos a uma limpeza de pele nos institutos de beleza, no entanto, podemos sempre tornar a coisa mais prática e quando não conseguimos, fazemos em casa. As sugestões da Clarisonic com a escova best seller Mia ou da Foreo Luna são ambas adequadas para o dia-a-dia, sendo que a Clarisonic dá para mudar as escovas e fazer uma limpeza de pele mais profunda e a FOREO Luna ajuda a massajar e a prevenir o envelhecimento da pele. Depende sempre do que pretendem, sendo que aconselho, para uma pele mais jovem a Clarisonic e para uma pele mais madura a Foreo Luna, mas com a promessa de que de vez em quando é feita uma limpeza de pele.




TRATAMENTOS
E algumas linhas que aconselho a que experimentem, para as peles oleosas a Clinique tem um tratamento de três passos que ajuda a que se disciplinem e a que limpem o rosto todos os dias e todas as noites, com resultados visíveis, diminuindo o acne e deixando a pele muito mais bonita - foi o tratamento que fiz na primeira fase da adolescência. A La Roche Posay foi a marca que se seguiu com a gama Effaclar, com gel de limpeza, tónico e hidratante que ainda me acompanha até aos dias de hoje. Espreitem ainda a gama Tea Tree da The Body Shop que é óptima para peles oleosas, e as máscaras de tratamento da Caudalie (aqui).

Para as peles que querem começar a prevenir o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas, desintoxicar a pele de impurezas etc, a gama Polyphenol da Caudalie é perfeita (aqui).


PUB