Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sketchbook SIX

26
Ago13

ROMA | Vaticano & Castelo Sant'Angelo

Vaticano, Piazza di San Pietro
No segundo dia em Roma fomos até ao Vaticano, apesar de termos ido bastante cedo a fila para entrarmos no museu do Vaticano e na Capela Sistina já era de 4h30min e por isso decidimos apenas dar uma volta pela praça, conhecer um pouco melhor o Vaticano e explorar aquela zona. Confesso que estava à espera que a praça fosse um bocadinho maior, também ia com a noção daquilo que vemos na televisão da praça sempre cheia de gente e sabemos que na TV tudo parece muito maior. No entanto é de facto um local muito bonito. 


Vaticano, Piazza di San Pietro

A Piazza di San Pietro situa-se em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano, foi desenhada por Bernini no século XVII com um estilo clássico mas com algumas adições do barroco. No centro ergue-se um obelisco do Antigo Egipto, e o estilo clássico pode ser apreciado na colunata dórica que enquadra a entrada para a Basílica e a grande área oval que a precede. Quase todos os visitantes que chegam ao Estado do Vaticano visitam primeiro a Praça.  O Vaticano é a sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana sem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo, tanto por população quanto por área.

Castelo Sant'Angelo

Saímos da praça de São Pedro e fomos directos ao Castelo de Sant'Angelo que fica mesmo perto da praça. O Castelo de Santo Ângelo também conhecido como Mausoléu de Adriano, localiza-se à margem direita do rio Tibre, diante da ponte Sant'Angelo, de onde podemos ter uma vista maravilhosa sobre o Vaticano e toda a cidade em seu redor. Hoje em dia o Castelo serve apenas de museu, mas outrora serviu de edifício militar. A sua actual designação remonta a 590, durante uma grande epidemia de peste que assolou Roma. Na ocasião, o Papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel sobre o topo do castelo, que embainhava a sua espada, indicando o fim da epidemia. Para celebrar essa aparição, uma estátua de um anjo coroa o edifício. Durante a época medieval esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas. Serviu também como prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos de unificação da Itália ocorridos no século XIX.

Castelo Sant'Angelo
Para visitarmos o castelo temos de pagar entrada e podemos andar lá dentro, serve como museu e podemos visitar algumas salas e ver algumas peças que estão guardadas na fortaleza. Ao longo do percurso vamos subindo até chegar ao topo do Castelo, temos vários pisos onde vamos tirando várias fotografias e apreciando as vistas sobre Roma e sobre o rio Tibre.

Vista sobre Roma do Castelo Sant'Angelo
Á medida que vamos subindo, chegamos ao terraço onde podemos ter uma vista panorâmica sobre toda a cidade de Roma, vendo a praça de São Pedro, no Vaticano até o Coliseu e as várias cúpulas que circundam a cidade italiana. É sem dúvida um monumento de referência para quem gosta de ter este tipo de vistas panorâmicas e de cortar a respiração e se tiver um dia bom como o que eu apanhei, melhor ainda. 

1 comentário

Comentar post

PUB