Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIX, blog

ROME | Coliseu&Forum Romano

24.08.13 | Joana Carreira
Coliseu Romano
O primeiro dia inteiro em Roma foi aquele a que apelidámos o dia "das ruínas" ou seja, foi o dia de visitar tanto o Coliseu Romano como o Forum. O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga. que deve o seu nome à expressão latina Colosseum devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que ficava perto do edificio. O Coliseu está localizado mesmo no centro de Roma, tem uma capacidade de cerca de 50 000 pessoas, e era usado para vários espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.

Forum Romano visto do Coliseu
O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 400 anos, e deixou de ser usado para entretenimento no início da Idade Média, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e como templo cristão. Embora esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como o símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitectura. e que é estudado em todo o mundo. Actualmente é uma das maiores atracções turísticas em Roma, sendo que é aconselhável marcar a visita guiada ou reservar na internet. No entanto, nós não o fizemos e acabámos por entrar com uns guias que estão à porta do Coliseu e que nos fazem uma visita guiada sem estarmos na fila que pode durar horas e horas só para comprarmos o bilhete.

Vista do Forum Romano, visto do Coliseu
Se houve monumento que gostei de visitar foi o Coliseu, apesar de estar em ruínas, há coisas que ainda se conseguiram conservar muito bem e os guias que estão disponíveis fora do Coliseu falam-nos um pouco da sua história. Ao longo do Coliseu podemos ainda ver, para além do seu interior e arquitectura, alguns objectos e algumas pedras com desenhos que os espectadores faziam nas bancadas, desenhos ainda muito nítidos e com traços perfeitos, ilustrando aquilo que se estava a passar na arena.
Coliseu e Forum Romano
Depois de uma intensa visita ao Coliseu, com direito a imensas fotografias e a imensa história sobre o monumento, rumámos até ao Forúm. O Fórum Romano localizado também no centro de Roma, é uma praça rectangular, circundada pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural. O principal centro comercial da Roma Imperial, este espaço era conhecido como Forum Magnum ou, simplesmente, Forum. Foi durante séculos o centro da vida pública romana: o local de cerimónias triunfais e de eleições, o local onde se realizavam discursos públicos, os processos criminais, os confrontos entre gladiadores, e o centro dos assuntos comerciais. Aqui, estátuas e monumentos celebraram os grandes homens da cidade, o coração da Roma antiga, foi considerado o ponto de encontro mais conhecido do mundo, em toda a história, no entanto actualmente este local está bastante desgastado e restam apenas algumas ruínas daquele que foi um dos centros mais importantes da vida política desta cidade.


Forum Romano
É um local muito interessante de se visitar, quando compramos o bilhete para o Coliseu, compramos também para o Forúm Romano, é uma área bastante extensa e se fizerem com visita guiada têm uma explicação exaustiva de todos os recantos do Forúm, de como estava organizado e do que se passou aqui há centenas de anos atrás. 

1 comentário

Comentar post