Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sketchbook SIX

21
Ago15

ROTEIRO // As praias do Algarve

Meia Praia, Lagos

Como sabem estive uns dias pelo Algarve e depois de ter partilhado convosco um bocadinho dos meus dias por lá, foi-me sugerido fazer um roteiro com as praias mais giras e de paragem obrigatória. Hoje partilho então convosco algumas das minhas praias favoritas.

Começo por vos falar da Meia Praia, em Lagos. Para mim uma das melhores praias e das poucas possíveis de estarmos nesta altura do ano. Uma praia com um areal imenso, contudo é uma praia um pouco ventosa, principalmente após a hora de almoço.

Praia do Estudante, Lagos

Na minha opinião é em Lagos que podemos encontrar as praias mais bonitas, em enseadas e que nos protegem do vento que por vezes se faz sentir nesta zona do Algarve. A Praia do Estudante é outra das praias que aconselho a visitar, no entanto nesta altura de maior afluência pelo sul é aconselhado chegarem cedo para garantirem um espaço no areal.  

Praia do Camilo, Lagos

Ainda em Lagos, e esta é de longe a minha praia favorita do Algarve, a Praia do Camilo. Uma das praias mais bonitas do nosso país a meu ver, contudo tal como a praia do Estudante, aconselha-se que cheguem bem cedo. A melhor altura para ir para esta praia é na Páscoa e no início do verão quando não há tanta multidão pelo Algarve. A praia do Camilo é das que fica à sombra mais depressa por ser pequenina e no meio de uma enseada, o sol põe-se por trás das rochas pelo que a sombra chega depressa. 

Praia da Arrifana, Aljezur

Aljezur é um dos lugares mais bonitos actualmente e que tem ganho muita popularidade ao longo dos tempos e para quem passa férias nesta zona uma paragem obrigatória é a Praia da Arrifana, mais uma praia linda de morrer e que já é um clássico para quem passa por estes lados do Algarve. 

Benagil, Lagoa
Vamos até Lagoa agora, a uma das praias que é um verdadeiro postal devido às suas grutas, a Praia de Benagil é um ponto de paragem obrigatório e aqui aconselho fazerem um passeio às grutas, vale bem a pena, seja de canoa ou de barco. Absolutamente deslumbrante.


Ainda em Lagoa e perto da praia de Benagil, fica uma autentica praia de piratas, a praia do Carvalho. Uma praia divertida com grutas para descobrir a pé e para saltarmos para esta água maravilhosa. O acesso à praia é escondido e faz-se por dentro das rochas, uma verdadeira aventura e que vale bem a pena. 

Praia da Marinha, Lagoa
Foi considerada uma das mais bonitas de Portugal e está no top 10 das praias mais bonitas da Europa e não é para menos, a praia da Marinha é uma das praias de paragem obrigatória todos os anos ou sempre que vou ao Sul. A beleza natural da praia é sem dúvida de cortar a respiração, a água azul turquesa e o conjunto de rochas e rochedos faz dela uma das praias a visitar. 

Praia Dona Ana, Lagos

Confesso que hesitei um pouco ao colocar a Praia da Dona Ana em Lagos aqui, este ano aumentaram o areal da praia e na minha opinião estragaram um pouco a paisagem, aliás, a praia está enorme e foi um caos para a conseguir visitar este verão. Contudo é uma praia lindíssima e que não podia deixar de colocar como uma das minhas favoritas. 

Praia Falésia, Albufeira
Viajamos agora até Albufeira, até à Praia da Falésia que é outra praia de paragem obrigatória. Uma praia caracterizada pela sua falésia imensa e que lhe dá o nome. Mais uma praia para visitarem pelo sul!

Praia de Odeceixe, Aljezur
De volta à zona de Aljezur, outra praia de paragem obrigatória é a praia de Odeceixe, bem diferente e uma praia bem gira de se visitar principalmente para quem anda por estes lados. 

Praia da Albandeira, Lagoa

Fica ao lado da praia da Marinha, a Praia da Albandeira é uma praia mais ou menos "secreta" e igualmente bonita. Uma praia mais calma e linda para se visitar na zona de Lagoa, o acesso da praia é mais escondido, mas se andarem pela zona da praia da Marinha há uns caminhos engraçados que vão dar a esta praia linda de morrer. Uma praia para ir à descoberta!

Ilha do Farol, Faro
Vamos até Faro, até à Ilha do Farol que é mais uma praia que entra para a lista de praias obrigatórias a visitar. Aqui as águas são um pouco mais quentes e o areal é imenso, para não falar da vista fenomenal que se tem da praia. 

Praia dos 3 Irmãos, Alvor
Esta praia tinha de estar aqui pois é uma praia que tem um bocadinho de mim, passei vários verões por aqui na zona de Alvor e sem dúvida que a Praia dos 3 irmãos foi uma das praias que mais me marcou, para além de ser uma das minhas praias favoritas. 

Ancão, Loulé
Mais uma praia que faz parte da minha infância e onde gosto de voltar. A Praia do Ancão em Loulé, na zona da Quinta do Lago e de Vale do Lobo é uma das praias de eleição de muitas figuras públicas e figuras influentes. Uma das praias que me viu crescer com um areal enorme e com restaurantes de praia maravilhosos para os dias de maior calor. 

Ponta da Piedade, Lagos
Não podia deixar de vos falar da Ponta da Piedade em Lagos, uma zona que têm mesmo de visitar, se forem visitar a praia da Dona Ana ou do Camilo têm de vir até aqui para visitarem um dos lugares mais bonitos onde já estive. Não é uma praia, mas tinha de a incluir neste roteiro pelo sul. 

Acrescento ainda outras praias igualmente bonitas de se visitar e de que gosto muito, tais como: a Praia de S. Rafael, Praia do Alemão, Praia dos Salgados e a Praia Verde. Qual é a vossa favorita? 

__
ph Google

4 comentários

Comentar post

PUB