Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

02
Abr16

Spiru quê?




Na altura em que apareceu a moda dos sumos verdes falou-se muito numa alga que era acrescentada aos sumos e a batidos, a Spirulina. Desde que a descobrimos, que a temos usado  imenso aqui em casa incluído em inúmeras receitas do dia-a-dia, desde batidos, sumos, sopas, saladas e até mesmo snacks. A spirulina é uma alga azul esverdeada carregada de inúmeros benefícios para a saúde, daí a ser considerada como um super-alimento. 

actualmente é considerada como um dos alimentos mais ricos em proteínas do planeta

Actualmente vivemos num mundo em que somos constantemente invadidos por comidas processadas e transformadas que acabam por retirar os nutrientes essenciais à nossa saúde e ao nosso bem-estar. O facto de ser um super-alimento faz com que possamos recuperar essas mesmas carências nutricionais, para terem uma noção cerca de 65% desta alga é proteína, actualmente é considerada como um dos alimentos mais ricos em proteínas do planeta, é ainda super rica em vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Dou especial destaque à concentração de ferro que pode ser uma grande ajuda para quem sobre de anemia por exemplo ou outras carências alimentares, falo em anemia porque há muitas pessoas com falta de ferro e a spirulina pode ajudar neste campo. Para além de ferro podem encontrar altas concentrações de potássio, de cálcio, zinco, magnésio e fósforo.

Mas então quais são os benefícios mais em concreto deste super-alimento? Para além de prevenir a anemia como já referi, é um alimento com um grande poder desintoxicante - daí a ser usada quase sempre nos sumos detox. O facto de ser rica em proteínas fortalece as unhas e o cabelo e ainda dá um aspecto muito mais saudável à nossa pele.


A alta concentração de antioxidantes faz com que a nossa pele fique mais cuidada, combate a fadiga e ainda melhora a nossa disposição, precisamente pela alta concentração de vitaminas. 

Questão para queijinho: a Spirulina emagrece mesmo? O facto de ter uma alta concentração de nutrientes e rica em fibra faz com que quem consuma e inclua a spirulina na sua alimentação não sinta a carência de alimentos, o facto de ser rica em proteínas também ajuda pois dá-nos a sensação de saciedade durante muito mais tempo o que vai impedir que caiamos na tentação de ingerir alimentos mais calóricos, e vai ajudar também a criar massa muscular. Tudo isto ajuda também a evitar os picos de fome e a controlar os impulsos de comermos e de irmos petiscando ao longo do dia. Enfim, há uma série de questões e de benefícios que ajudam a emagrecer sim, precisamente por causa da sua composição nutricional. 

Mas claro que não nos vamos pôr a ingerir spirulina "à maluca", é preciso ter tudo com conta e medida, a dose diária recomendada é de 5g, aproximadamente uma colher de chá e que deve ser diluída num batido, num sumo ou acrescentada numa sopa por exemplo. Há ainda em formato de algas prensadas, eu uso a spirulina em pó que compro no Celeiro e que é muito prática para adicionar aos sumos e batidos do pequeno-almoço. Os benefícios são muitos, mas tudo com conta e medida, incluída SEMPRE numa dieta e estilo de vida equilibrados - exercício físico e uma boa alimentação. 


PUB