Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

12
Mar16

Spring salad


... para recebermos o bom tempo da melhor maneira!
Damos as boas vindas ao bom tempo, ao sol e aos dias mais compridos com uma salada! Yey! Começamos a deixar de lado as comidas quentes e a optar por pratos mais leves e a sugestão é precisamente: uma salada de brócolos com lulas bebés a acompanhar com chips de beringela. Soa-vos bem? 

Pois é, a invenção veio num daqueles dias em que sabia que tinha de "dar cabo" daquele bocado de beringela que estava no frigorifico. A ideia inicialmente era fazer um snack para meio da manhã: chips de beringela mas como leva cerca de 1hora no forno decidi fazer como acompanhamento de uma salada bem colorida, cheia de proteínas e de vitaminas e minerais.

chips beringela
1 beringela 
alho em pó
orégaos
azeite

para fazermos as chips de beringela começamos por pré-aquecer o forno a 130ºC. Enquanto isto, vamos cortando a beringela às rodelas muito fininhas - sendo que quanto mais finas, mais estaladiças ficam e menos tempo levam a desidratar no forno. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal e espalhei as rodelas da beringela. Numa taça, coloquei um fio de azeite com alho em pó e ervas (orégãos, alecrim ou rosmaninho o que mais gostarem) e pincelei nas rodelas de beringela antes de levar ao forno. Deixar desidratar no forno durante cerca de 50 a 60minutos até ficarem secas e estaladiças.


salada
150gr brócolos
60gr cogumelos shitake
2 dentes alho grandes
1 lata lulas bebés em azeite (compro as da marca El Corte Inglés)
azeite
orégãos
limão

Num recipiente com água comecei por cozer os brócolos, durante 2 ou 3 minutos para que não fiquem muito moles. Enquanto os brócolos estão a cozer, numa frigideira estilo Wok, salteei os cogumelos shitake já laminados, com azeite, alho e orégãos. Depois, adicionei as lulas cortadas às rodelas com um pouco de limão.  Por fim, depois de esperar que os brócolos arrefecessem, cortei-os em lascas e juntei à Wok para saltear junto com a mistura. Depois é só colocar numa taça, juntar as chips de beringela et voila!

Tão simples não é? 






PUB