Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sketchbook SIX

16
Dez16

TECH # A fotografia e eu

martinhal-10.jpg

 

De há umas semanas para cá que me têm feito muitas perguntas sobre o meu percurso, se tirei algum curso de fotografia, qual o meu material fotográfico e hoje venho falar-vos um bocadinho sobre isso mesmo, sobre o lugar especial que a fotografia tem na minha vida e responder a algumas das vossas perguntas. 

 

 

LINE.png

a fotografia & eu 

LINE.png

Desde pequena que estou ligada ao mundo da fotografia, os meus pais sempre foram apaixonados por fotografia, tanto a minha mãe como o meu pai, a minha mãe chegou até a ter um estúdio de revelação de fotorgrafia em casa. Sempre fui apaixonada por fotografia, no meu secundário, quando tinha tardes livres, uma das coisas que mais gostava de fazer era ir para Lisboa de máquina na mão e captar momentos, coisas e detalhes da cidade. Aliás, quando viajo é uma das coisas que mais gosto de fazer, fotografar (e pelo meu instagram dá para perceber).

 

A fotografia sempre fez parte do meu percurso, foi a partir do sétimo ano que comecei a interessar-me mais por fotorgafia. Comecei a ir a mais exposições de fotografia, a comprar livros sobre o assunto, explorar mais fotógrafos e comecei a ler muito sobre técnicas, sobre fotografia analógica, lomografia e mais tarde fotografia digital. Comecei a fotografar mais regularmente, a experimentar várias máquinas (as dos meus pais) e aprendi a revelar fotografias - que é uma das coisas de que mais gosto. Ao longo do tempo tenho aprendido muito, especialmente com a minha mãe que fez um curso de fotografia no IADE e na faculdade acabei por ter umas cadeiras de fotografia que puxaram muito por mim e onde aprendi mais sobre fotografia, técnicas e alguns softwares de edição. 

 

Hoje em dia uma das coisas que mais gosto de fazer é de aliar duas paixões numa só: viagens e fotografia. Adoro fotografar locais, pessoas, detalhes, comida. É uma das coisas que mais prazer me dá, que me relaxa imenso e uma área que estou sempre a aprofundar, quero sempre saber mais, procurar mais e ainda há tanto para aprender. E vocês, também são apaixonadas por fotografia? 

 

LINE.png

o meu material fotográfico

LINE.png

 

Como vos falei, comecei a interessar-me por fotografia no segundo ciclo e quando entrei para a faculdade, comprei a minha primeira máquina fotográfica. Actualmente todas as fotografias que tiro são com a Canon 550D e que tem sido a minha companheira ao longo destes anos todos. Quando comprei a máquina, vinha com uma objectiva standard, a de 18-55mm e ao longo dos tempos fui juntando algum dinheiro para comprar objectivas , umas fixas, outras com mais zoom. Actualmente tenho uma de 50mm, uma de 24mm (a aquisição mais recente), uma de 75-300mm todas da Canon e uma 18-200mm da Sigma que o meu tio me ofereceu há uns anos. A que mais uso é a de 50mm e é sem dúvida uma das minhas favoritas. A máquina 550D é sem dúvida muito boa, contudo hoje em dia já há vários upgrades bem melhores com Wi-Fi ou ecrãs rotativos que dão imenso jeito para vídeos. Ando a ponderar adquirir uma full frame, esta minha Canon 550D não é full frame e por isso limita um pouco o uso destas objectivas fixas, por exemplo a minha objectiva de 50mm quando colocada na minha Canon dá um efeito de uma objectiva de 80mm aproximadamente. 

 

Outra das questões que me colocam é como é que passo as fotografias logo para o iPhone e publico no instagram? Pois bem, muitas vezes quando estou em eventos ou apresentações, costumo levar a minha Samsung NX 1000 que é bem mais pequena e leve e tem Wi-Fi e por isso consigo passar logo para o iPhone as fotografias. Mas quando não a levo, uso um adaptador da Apple (este) e que transfere as fotografias do cartão SD imediatamente para o iPhone e podemos editar e publicar logo nas redes sociais. 

 

 

 

4 comentários

Comentar post

PUB