Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Sketchbook SIX

08
Dez15

The Real Food Way of Living



The way food was meant to be!

Já há algum tempo que ando para vos falar neste novo estilo de vida baseado em "real food". Desde Setembro que a dieta do paleolítico tem despertado o meu interesse, e a culpa de tudo isto é do meu pai que se aventurou por estas andanças e pegou esta febre a todos cá em casa. Depois de fazermos análises médicas e de consultarmos vários especialistas e de pesquisarmos sobre o assunto, decidimos experimentar um estilo de vida que se baseia em legumes, vegetais, carne, peixe, marisco, leguminosas, fruta, chocolate preto, frutos secos e gorduras naturais. No fundo uma espécie de dieta do paleolítico mas adaptada aos dias de hoje: incluímos lacticínios sem lactose e alguns cereais como aveia por exemplo. 

Encontrei um programa de televisão que está a passar no 24h Kitchen que explica muito melhor esta filosofia, The Paleo Way by Pete Evans. Basicamente acaba por ser a utilização dos melhores alimentos dos nossos antepassados misturadas com as melhores coisas do século XXI. Baseia-se então numa dieta saudável sem alimentos processadas, à base de legumes e vegetais verdes e sem pesticidas, frutos secos, carnes biológicas, peixe e marisco, frutas sem adubos ou químicos e tudo isto associado sempre com desporto e com um objectivo: uma vida mais feliz e mais saudável. 

A verdade é que as diferenças são notórias e há cada vez mais adeptos deste estilo de vida precisamente por todos os benefícios que trazem ao nosso corpo e à nossa mente - sentimo-nos melhores, com mais energia, mais produtivos e mais concentrados, mais saudáveis e dormimos melhor. Por cá, o nutricionista André Matias é quem nos tem estado a acompanhar e é certo que de vez em quando lá fazemos uma asneira ou outra, até porque não somos de ferro e sabe sempre bem sair da linha de vez em quando, mas a verdade é que este estilo de vida tem-me mudado bastante e tenho gostado dos resultados. Os exames médicos comprovam tudo isto, pelo menos os nossos aqui por casa e sem dúvida que tem sido muito benéfico para a nossa saúde também. 

Posso dar-vos um exemplo, um exemplo de um alimento que consumimos todos os dias: trigo! Seja ele integral ou não, todos nós consumimos diariamente em vários momentos do dia - pão, cereais, bolos, massas... O Dr. William Davis tratou ao longo de anos milhares de doentes com diabetes elevado, colesterol altíssimo ou excesso de peso e encontrou algo comum em todos eles: uma dieta com excesso de trigo. Ao que parece duas fatias de pão de trigo aumentam os níveis de glicémia muito mais do que duas de colher de sopa de açúcar de cana e isto tudo porque o cereal que mais comemos todos os dias tem sido geneticamente modificado ao longo das últimas 5 décadas, o suficiente para que este se tornasse prejudicial à nossa saúde. 

Claro que, como todas as ciências, há várias teorias sobre este ou outro estilo de vida, até porque a nutrição de hoje em dia está muito avançada e precisamente por isso é que juntamos os melhores alimentos de outrora com os de hoje em dia. Isto tudo para vos falar em redução de peso para quem quer perder peso de forma saudável, sem passar fome e sem deixar de comer ou redução de cm que é o meu caso que até hoje já perdi 5cm só com alguns ajustes na minha alimentação. Vamos ganhar mais massa muscular, diminuir a gordura acumulada no nosso corpo: "let medicine be your food, let your food be your medicine"

O que é mais divertido nisto tudo? É que podemos comer tudo o que comemos no dia-a-dia, mas substituindo por alimentos reais: sobremesas, pastas... O século XXI e a ciência trouxe isso de bom, podermos substituir as coisas mais prejudiciais por alimentos mais saudáveis, sem deixarmos de comer o que mais gostamos. E sim, podemos incluir pão ou massas no nosso dia-a-dia, só temos de fazer uns pequenos ajustes. 

Para quem se interessar podem sempre ler mais sobre o Paleo Way aqui, optar por comprar livros como o Cérebro de Farinha de David Perlmutter ou o Sem Trigo Sem Barriga de William Davis que vos vão ajudar a perceber um pouco mais sobre este estilo de vida que se baseia em comer comida real. Podem ainda ver alguns blogs de receitas como o Deliciously Ella ou o The Healthy Foodie

PUB