Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SIX, blog

4 formas de tornares a tua casa mais sustentável

06.09.18 | Joana Carreira

Sem dúvida que a sustentabilidade é um dos temas que tem ganho muita popularidade e interesse nos últimos anos, e não é para menos. Acho que todas nós já crescemos com o mindset de cuidar do planeta terra e cada vez mais termos de nos preocupar com o meio ambiente. Já não é algo que nos tenhamos de obrigar a fazer pois já fomos ensinadas assim, mas a verdade é que nunca é demais perceber onde podemos melhorar e onde podemos ajudar nesta pegada ecológica. Agora que vivo com o Manel, esta preocupação é cada vez maior. Conseguimos impor as nossas regras e adaptar às nossas necessidades e à nossa realidade.  

 

homede.png

 

 

lâmpadas LED

Uma das primeiras coisas que a minha mãe me aconselhou foi precisamente a optar por lâmpadas LED no que toca a iluminação. Odeio espaços escuros e por isso, para conseguir iluminar os espaços, optei por tirar partido das lâmpadas LED para decorar. São mais sustentáveis, duram muito mais tempo e são amigas do ambiente, pois ao contrário de outro tipo de lâmpadas, para além de pouparem energia não utilizam elementos nocivos para o meio ambiente, como chumbo, mercúrio, etc. 

 

004.png

 

frutas, legumes e verduras biológicas

Nós pessoalmente a sorte de ter ovos, frutas, legumes e verduras biológicas e sem dúvida alguma que fazem toda a diferença não só na alimentação, mas também nesta pegada biológica: sem químicos, pesticidas e outros elementos nocivos para o planeta terra. Mesmo que não consigam ter uma horta em casa, optem sempre por produtos de qualidade, em feiras e mercados locais. 

 

glass.png

 

vidro por plástico

Trocar os recipientes de plástico por recipientes de vidro foi outro dos passos que fizemos. Acabaram as garrafas de água descartáveis, trocámos por garrafas de vidro que mantemos no frigorífico, acabamos até por comprar duas garrafas de vidro, uma para termos água normal e outra com rodelas de limão e alecrim. No que toca a sacos de plástico, esses também acabaram, as idas ao supermercado passam sempre por levarmos sacos de tela ou de pano para colocarmos as compras. O mesmo acontece com as idas ao mercado, nada de plásticos e acabamos sempre por levar uma cesta que comprámos em Marrocos para esse efeito. 

 

003.png  

electrodomésticos 

Hoje em dia é praticamente impossivel viver numa casa sem electrodomésticos e também eles são responsáveis por esta pegada ecológica. Já temos uma série de marcas que produzem eletrodomésticos mais amigos do ambiente, e sempre que possível, optem por eletrodomésticos com uma classificação energética A++. Quando escolhemos alguns dos eletrodomésticos para a nossa casa, como o nosso frigorífico por exemplo, do qual já vos falei anteriormente, esta foi precisamente uma preocupação, e todos nós agradecemos.