Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SIX, blog

O que é ter um blog?

16.10.14 | Joana Carreira


No outro dia em conversa com umas amigas minhas falávamos sobre este meu/vosso cantinho e em tudo o que está por detrás deste blog que já caminha para os 5 anos. No fundo falávamos sobre todo o trabalho que há por trás e tudo o que implica ter um blog. É certo que ainda tenho muito que crescer e muito que aprender até porque não sou blogger "a tempo inteiro" apesar da minha cabeça estar sempre a trabalhar e a pensar em novos conteúdos, há muitas coisas que gostava de fazer por aqui e que acabo por não ter o tempo todo que queria (se pudesse pedia dias com 48h cada), até porque estudo e o trabalho na faculdade fala mais alto. 

Hoje em dia assistimos cada vez  mais ao nascimento de muitos blogs que são criados porque vêm simplesmente os benefícios que estão por detrás. Parece fácil, parece que não dá trabalho, mas dá muito. No fundo o que é ter um blog e o que é que faz com que ele resulte? No meu caso em particular, sou sempre fiel e sou sempre honesta. Passo sempre a minha opinião sincera sobre tudo o que escrevo, tudo o que publico são coisas de que gosto, que me inspiram, lugares que frequento, coisas que gosto de partilhar convosco. Aos poucos vai tornando-se numa espécie de diário, tanto aqui como no instagram onde partilho bastante do meu dia-a-dia. O segredo é a honestidade sem dúvida e a tudo isto se juntam outros ingredientes que são, e que considero fundamentais, a publicação regular (pois não há nada pior do que visitarmos um blog e ter sempre o mesmo conteúdo, ou estar desactualizado durante muito tempo), o design e o layout são outras componentes importantes, bem como as temáticas serem variadas para que haja um elemento diferenciador dos muitos blogs que nascem. 

Ter um blog dá trabalho sim, durmo pouco até porque tento sempre conciliar o blog, com a faculdade, com os amigos, com o namorado e com a família. Há muita coisa para gerir, não podemos ir totalmente de férias porque há sempre alguém desse lado que gosta de visitar e ler o blog todos os dias e quando é comigo, também gosto sempre de sentir que acompanho a pessoa em questão. Ter um blog é acordar cedo para conseguir dar-vos os bons dias, é planear a semana de forma a conseguir gerir tudo o que se passa na minha vida, é deitar-me tarde porque fico a escrever e à procura de coisas que realmente gosto e me inspiram, é ler muitas revistas, ver muitos filmes, muitas séries, é estar sempre a aprender. Há muita coisa gira por detrás do blog, mas também é recusar por vezes convites e termos de gerir a nossa vida. Ter um blog ocupa-nos tempo, MUITO TEMPO! Mas cada vez mais gosto de ter um blog, é um escape do dia-a-dia e um lugar de inspiração, um diário e um local de partilhas. 

Já aprendi muito com o blog, já me desiludi muito porque infelizmente há pessoas oportunistas, pessoas invejosas e pessoas mesquinhas, mas é como tudo na vida. Decidi expor a minha vida, foi um risco que corri, por exemplo há uns tempos publiquei a minha perda de peso tive comentários negativos mas tive outros comentários que me encheram o ego e me deram muita força, confesso que na altura achei piada e não fiquei magoada, até porque eu sei bem aquilo que atingi e o caminho duro que foi até chegar onde estou hoje. Aos poucos o Sketchbook Six vai-se tornando numa comunidade, onde sei que posso contar com o vosso apoio ao fim do dia. Partilho as coisas para vocês, de amiga para amiga e agradeço do fundo do coração quando o fazem também comigo. 

Ao termos um blog e ao vermos que ele vai crescendo, principalmente agora que atingimos os 10 000 seguidores no facebook, vamos tendo outra percepção. Agradeço todos os dias a todas as leitoras que por aqui passam, por todos os emails que me enviam, por todo o carinho, todas as mensagens e todos os comentários e likes. Sou um blog pequenino, mas sinto-me grande porque sei que tenho desse lado as melhores leitoras do mundo que por aqui passam todos os dias, ou quando podem. Cheguei aqui e cheguei a este número graças a vocês que todos os dias me ajudam a crescer. A decisão de criar o blog foi minha, partiu de mim mesma e foi uma escolha que decidi fazer e da qual não me arrependo, mesmo naqueles dias que estou cansadíssima, não me consigo ir deitar ou levantar da cama sem vos dar um bom dia, sem publicar algo que me inspira e que vos dê alguma inspiração para o vosso dia. 

Ter um blog é de facto incrível, mas dá muito trabalho. E como uma pessoa de quem gosto muito  costuma dizer, o único lugar onde o sucesso aparece antes do trabalho, é no dicionário. Ter um blog para mim é ter as leitoras certas, que são vocês! Obrigada a todas e a todos que por aqui passam todos os dias! Vocês simbolizam o que é ter um blog, honestidade e amizade acima de tudo!

7 comentários

Comentar post